10/11/2016
Defronte à Igreja Santo Antônio no km 24 da Raposo Tavares, a Praça Niso Vianna, nomeada assim em homenagem ao fundador do nosso bairro, teve sua placa em bronze recentemente roubada. A Prefeitura logo prontificou-se a providenciar uma nova placa, porém acabou por omitir um dos ‘n’ do sobrenome, talvez por se ter popularizado o uso de um ‘n’ só no nome da Granja Viana.
A família ficou bastante contrariada com essa falha. O Site da Granja conversou com a neta de Niso, Mariana Vianna. “Posso dizer que o casal Niso e Vanetty Vianna deixou sua marca, não só como fundadores, mas impregnaram aqui seus valores traduzidos na solidariedade e na preocupação pelo verde e pelo bem-estar das famílias e vida em comunidade. Características tão singulares que fazem da Granja Vianna um lugar atraente e ainda belo, apesar do crescimento desordenado a que assistimos hoje”.
Em memória
Niso Vianna foi homenageado em 1971 pelo então prefeito de Cotia Kenji Kira, e a inauguração da praça teve a presença da viúva Vanetty Vianna. Homenagem mais do que merecida pela obras deixadas, Niso construiu a igreja e fundou a Assistência Social Santo Antônio (ASSA), oferecendo atendimento médico e assistencial aos colonos e trabalhadores da sua fazenda, além de ter cedido terreno para construção do Lar Escola Rotary e do Seminário São Camilo.
Conheça a história de Niso Vianna. Assista ao TV Memória do Site da Granja.
Fica aqui o nosso apoio à correção da placa em merecido respeito ao nosso pioneiro!