05/06/2023
O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, anunciou a intenção de privatizar quatro parques estaduais, entre eles o Parque Jequitibá.
Além do Jequitibá, serão concedidos à iniciativa privada o Parque da Juventude, que fica na área onde funcionava o Complexo Penitenciário Carandiru, o Parque Ecológico do Tietê, localizado no bairro de Engenheiro Goulart na zona leste de SP, e o Parque Estadual do Belém, também na zona leste.
A expectativa é de que os editais de concessão sejam lançados até 2025. Os estudos para a privatização serão assunto da próxima reunião do Programa de Parceria de Investimento do governo estadual, prevista para este mês, informou a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
O Site da Granja checou a informação perguntando ao Departamento de Imprensa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, obtendo a seguinte resposta:
“...o Parque Jequitibá é uma das quatro unidades que passarão por estudos para concessão/permissão de uso dentro do processo de qualificação para o Programa de Parceria e Investimentos (PPI),”
O Parque Jequitibá abrange áreas dos municípios de Cotia, São Paulo e Osasco e está perto das divisas dos municípios de Embu e Taboão da Serra. Ele foi criado em março de 2006 como parque urbano voltado à preservação da floresta, pesquisa, sustentabilidade e educação ambiental.
Com área de 1,3 milhão m², o parque oferece oportunidade para atividades de pesquisa, sustentabilidade e educação ambiental, pois possui 1 milhão de m² de remanescentes de Mata Atlântica, bem conservados, importantes no contexto da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e que abrigam espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.