03/02/2014
As empresas que prestam serviços de telefonia celular, internet e TV a cabo costumam estar no topo dos rankings de reclamação dos consumidores. Diante de tantas reclamações, a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações – lançou no dia 31 da janeiro um portal destinado à divulgação de informações de usuários de telecomunicações (telefonia, internet e TV a cabo).
O Portal do Consumidor tem dados como direitos e deveres e indicadores de atendimento. Além disso, o usuário terá acesso a dados e rankings que permitem comparar o desempenho das prestadoras, entre eles o Índice de Desempenho de Atendimento, calculado pela Agência, e as estatísticas de reclamações que chegam à Anatel.
Reclamações
De janeiro a novembro do ano passado, a ouvidoria da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) atendeu 10.511 casos, sendo 90,21% de reclamações. De modo geral, as operadoras de telecomunicação receberam queixas quanto à prestação de serviço e cobrança indevida.
O serviço de telefonia móvel se destacou com 34,08% das reclamações, seguido pelo de telefonia fixa (26,78%), internet fixa (13,87%), TV (10,20%), internet móvel (2,65%) e celular via rádio (1,71%).
No entanto, não foram apenas as prestadoras de serviço que entraram na lista negra dos consumidores: a Anatel, que é um órgão regulador, também recebeu reclamações - 71,11% dos brasileiros se queixaram do atendimento prestado pela agência. Clique aqui para acessar