01/07/2010
O prefeito de Cotia, Carlão Camargo (PSDB), participa hoje, 01 de julho, de evento onde assinará a adesão ao Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas.
O PAC Cidades Históricas é um programa de articulação entre os governos federal, estadual e municipal, que prevê a execução de ações conjuntas na proteção do patrimônio cultural brasileiro.
Segundo a diretora de turismo de Cotia, Cristina Oka, a previsão de investimentos em Cotia é a maior entre as 12 cidades, de R$ 82,5 milhões até 2013 que serão aplicados em projetos na duas casas bandeiristas da cidade: Sitio do Mandu, na região do Portão e Museu do Padre Inácio, no Morro Grande. Serão 26 ações que priorizarão além da revitalização dos patrimônios, a recuperação e preservação de seu entorno, levando em consideração as bacias hidrográficas a que pertencem, respectivamente Baixo e Alto Cotia, regiões em que o Rio Cotia está degradado e poluído.
Entre as ações a serem desenvolvidas ao longo deste período está a implantação de parque público no Sítio do Padre Inácio, com previsão de revitalização do Rio Cotia e construção de um centro esportivo; sinalização turística do centro histórico, produção de guias turísticos e material promocional.
Sitios do Mandu e Padre Inácio
Edificação paulista de tradição bandeirista, construída em taipa de pilão no século XVII, o sitio do Mandú, localizado no Bairro do Portão, foi doado à União em 1962, pelo arquiteto Eduardo Kneese de Mello (ex-conselheiro do Iphan), para que fosse restaurado e aberto à visitação. Por ser uma das raras sedes remanescentes das fazendas que ocuparam a região do Planalto paulista ao longo dos séculos 17 e 18, foi inventariado em 1942 pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Sphan. Em 1961 foi colocado sob a proteção do tombamento, tendo sua inscrição lançada no Livro de Tombo Histórico.
O local já passou por várias reformas e até abriga cursos promovidos pelo departamento de Turismo de Cotia, mas o acesso é muito complicado, sem manutenção e perigoso o que atualmente não o torna um atrativo turístico.
Outra edificação importante que retrata a passagem dos bandeirantes por Cotia, no século XVIII, é o Sitio do Padre Inácio, no Morro Grande, também tombado pelo IPHAN. Igualmente ao Mandu, já passou por várias restaurações ao longo dos anos e também está localizado em área degradada e que precisa de investimentos e melhorias na estrutura para que possa, de fato ser aberto a visitação pública.
Fonte: CotiaTodoDia