TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Programação do Circuito A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do departamento de Cultura, participou no dia (23/5), da abertura do Circuito Sesc de Artes 2011.

08/06/2011


A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do departamento de Cultura, participou no dia (23/5), da abertura do Circuito Sesc de Artes 2011. O Circuito Sesc de Artes percorre 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, no período de 1º a 19 de junho, reunindo cerca de 270 artistas que atuarão em seis roteiros simultâneos de programação.

No município de Cotia, o Circuito acontecerá no dia 15 de junho, a partir das 15h, na Praça dos Romeiros, de Caucaia do Alto, com inúmeras atrações para contribuir com o desenvolvimento e fomento cultural da cidade. As atividades são gratuitas.

A diversidade das manifestações artísticas está contemplada com atividades de arte mídia, arte visual, circo, dança literatura, música, desempenho e teatro. O imaginário da praça como ponto de encontro de gerações, como espaço das feiras e trocas simbólicas é o eixo da programação, com o intuito de intervir no espaço público e propor uma suspensão no cotidiano das cidades.

Os passageiros de cada roteiro - em média 40 artistas, técnicos e produtores - levaram na bagagem seu repertório artístico e apresentaram seus espetáculos, um dia em cada município, nas praças públicas. Confira a programação completa:

Artes visuais: câmera ambulante: Rogério Nagaoka (SP) - 15h
A proposta pretende sensibilizar o público sobre a importância das práticas artísticas. Traz duas oficinas lúdicas que remetem à fotografia e ao desenho: Câmera Ambulante e Cabeças ao Cubo, convidando os participantes para a construção de câmeras obscuras e pinhole de caixinha de fósforo (espécie de máquina fotográfica artesanal, sem lentes, em que a imagem é captada diretamente no papel fotográfico). O objetivo é envolver os participantes e ampliar suas relações com as técnicas, procedimentos e conceitos de arte.

Artes visuais: jogo acervo SESC de arte brasileira - 15h
Com o objetivo de aproximar o público do universo artístico por meio do contato com obras de arte, uma brincadeira de cartas com imagens de obras do acervo do SESC propõe indagações e reflexões relacionadas à arte de forma geral. Em sua segunda edição, o jogo criado especialmente para o Circuito SESC de Artes 2011 apresenta a coleção BRESSONIANAS, composta pelos fotógrafos brasileiros Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Flávio Damm, Juan Esteves, Marcelo Buainain, Orlando Azevedo e Tuca Vieira, que têm em suas obras a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson.

Performance: é crédito ou débito? - vários artistas (BR) - 15h
Intervenções em que artistas e público negociam a troca, compra e/ou venda de conversas, gestos, textos ou objetos simbólicos, discutindo questões sobre a sociedade de consumo e o mercado da arte. Os trabalhos incorporam ideias e ações a partir de uma genealogia artística construída desde os anos 70 que subverte o sistema institucional da arte, estabelecendo alternativas de posicionamentos face ao sistema capitalista.

Curadoria: Josué Mattos

Café por leitura, Ana Kalaydjian
Hábil na leitura da borra de café, a artista trocará suas leituras com pessoas que manifestarem interesse em cantar, dançar, dar aula de yoga, declamar poemas, entre outras atividades.

De Cor, Luciano Mariussi
A ação consiste em oferecer aos passantes a possibilidade de ganhar R$ 2,00. Para tal o participante deverá decorar textos sobre arte e deixar ser gravado dizendo o texto para a câmera. A tarefa é supervisionada por um "funcionário" que efetua o pagamento aos que conseguirem dizer o texto sem erros.

Ilusões, Nazareno
O público é convidado a comprar por preços distintos (não superando o valor de R$ 1,99) uma lata, semelhante a um produto industrializado, com um rótulo escrito o nome do produto (ilusões), validade, instruções de conservação e peso.

Duração: 3h
Livre

Circo: Uma surpresa para Benedita - Grupo Trampulim (MG) - 15h30
Este espetáculo apresenta uma leitura contemporânea da linguagem circense, sem perder a força e a simplicidade do circo tradicional. Com números clássicos de palhaço, jogos musicais e um repertório bem eclético, os palhaços Sabonete e Benedita utilizam a música como principal elemento para interagir com o público, e juntos formam uma grande e divertida orquestra musical. Com 17 anos de estrada, o Grupo Trampulim é um dos mais tradicionais grupos circenses de Minas Gerais.

Literatura: canto a canto - Cia Teatral As Graças (SP) - 16h30
Poesias e canções são sorteadas em uma caixinha e oferecidas ao público como um delicado presente nessa intervenção teatral. Criada em 1995, a Cia Teatral As Graças trabalha com espetáculos adultos e infantis.

Dança: o corpo é a mídia da dança - Vanilton Lakka (MG) - 17h
O projeto investiga a criação, a análise e a composição dos movimentos do corpo em diversas mídias além da própria cena, como o telefone, a internet e o flip book. A dança é realizada em vários suportes e formatos, para que o público conheça e questione novas possibilidades. O artista Vanilton Lakka apresenta pontos de contato entre a dança de rua e contemporânea. Lakka é criador-intérprete premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (2005) e atua com produção cultural, criação e pesquisa em dança desde 1991.

Teatro: O Negrinho do Pastoreio - Grupo Oigalê (RS) - 18h
A peça conta a história do lendário Negrinho do Pastoreio, escravo que é culpado pela perda de uma corrida de cavalos em que o seu senhor havia apostado muito dinheiro. Ele é cruelmente torturado até a morte e jogado moribundo em um formigueiro. Resgatado por Nossa Senhora, é conhecido desde então como protetor de quem tenha perdido algo. Para que ele ajude a achar, basta acender um toco de vela. Reza o folclore que, se ele não achar, ninguém mais acha. Fundado em 1999, o Grupo Oigalê desenvolve um trabalho específico para o teatro de rua e, além de apresentar espetáculos, realiza cortejos, intervenções cênicas e ministra oficinas de teatro.

Artemídia: Caixa Prego - Embolex (SP) - 19h
Performance ao vivo do coletivo paulistano que passa pelas 14 cidades do roteiro captando conteúdo audiovisual para mixar com trechos pré-produzidos, criando apresentações que são sempre únicas. O objetivo é compor performances colaborativas que se apropriam da cultura do remix e do sampling (recortes de trechos audiovisuais pré-existentes), misturando diferentes registros de viagens consideradas inesquecíveis, incluindo o próprio percurso do coletivo no Circuito SESC de Artes 2011.

Especial: videorrepórter - 19h
Com a missão de descobrir quais são os hábitos culturais dos moradores da cidade por onde passa, um videorrepórter faz rápidas entrevistas sobre quais são as opções de cultura, lazer e entretenimento da região. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco promovendo um encontro das respostas registradas com o público. Serão produzidos 88 documentários, um em cada cidade contemplada pelo Circuito SESC de Artes 2011.

Música: Orquestra Contemporânea de Olinda (PE) - 20h
Uma das bandas mais importantes da cena atual pernambucana, a Orquestra Contemporânea de Olinda possui um trabalho que reflete as experimentações de uma produção musical que, desde os anos 90, mostra sua efervescência com o movimento Mangue Beat. O grupo relê sonoridades locais como o frevo, maracatu, coco e baião, misturados com grooves latinos, afro beats e ritmos eletrônicos. A riqueza experimental de seu trabalho está presente desde a formação pouco tradicional, que une baixo, guitarra e bateria com flauta, trombone, tuba e outros instrumentos extraídos das orquestras de frevo tradicionais, passando pelos arranjos diferenciados, carregados de sotaques, e constrói uma identidade própria e bem definida.

Mais informações com departamento de Cultura, pelo telefone: 4148.8929.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR