TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Projeto de reciclagem de bituca retira 122kg de lixo tóxico do meio ambiente

03/09/2021


Entre os meses de julho de 2020 e julho de 2021, a cidade de Cotia evitou que 122kg de lixo tóxico contaminasse o meio ambiente.

O número pode parecer modesto, em um primeiro momento, mas é o resultado da coleta de 307.250 bitucas de cigarro que foram depositadas por fumantes nos coletores do projeto de coleta e reciclagem de bitucas de cigarro. Essa quantidade de bitucas seria suficiente para contaminar 153.625 litros de água com substâncias tóxicas e nocivas à saúde humana e dos animais.

O projeto de coleta e reciclagem de bitucas foi implantado na cidade pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, graças a uma parceria com a empresa Poiato Recicla, apoio e intermediação do Transition Granja Viana e do Site da Granja. São 30 coletores espalhados por Cotia e o material coletado é processado e transformado em celulósica (papel reciclado).

"Toda ação, por mais modesta que seja, em favor da preservação do meio ambiente, da saúde da fauna e da flora, é positiva. Este projeto é resultado da preocupação de pessoas e empresas, além de uma gestão pública, preocupadas com o meio ambiente", disse Gustavo Gemente, titular do Verde e do Meio Ambiente.

O secretário destacou o impacto positivo no meio ambiente que é alcançado com o projeto, mas ele afirmou que os reflexos na conscientização dos moradores também é uma grande conquista que se alcança com esta iniciativa.

Thereza Franco, diretora do Site da Granja e participante do Movimento Transition Granja Viana, comemora o resultado e  diz que agora a ideia é fazer com que o projeto avance, com a distribuição de mais pontos de coleta na cidade: "Já estamos em contato com uma grande empresa para trazer comércios e outras entidades para colaborarem com o projeto e termos caixinhas em todos os estabelecimentos da Granja e onde há pessoas fumando e jogando a bituca no chão.  Alguns  restaurantes como Vendinha, Cia Paulista, Pizzaria Basílica, Gloriosa e Campanha e a  Nielsen já aderiram!"

O projeto de reciclagem de bitucas foi criado há seis anos, pelo empresário Marcos Poiato, e a estação de reciclagem, localizada na cidade de Votorantim, já reciclou mais de 30 milhões de bitucas. Com tecnologia desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB), as bitucas são trituradas, submetidas à depuração dos componentes tóxicos e transformadas em massa celulósica (papel reciclado).

Saiba mais:

#granjasembituca

Recicle sua bituca

Empresas, restaurantes, prefeituras que queiram instalar coletores de bitucas podem entrar em contato com Thereza Franco 11 98266 8317 

Veja onde depositar sua bituca de cigarro

Subprefeitura da Granja Viana, PA Parque São George, CAPS – Centro de Atenção Psico Social, Secretaria de Obras, Paço Municipal, Ginásio de Esportes,  Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT),  Mercado Municipal, Câmara Municipal, Secretaria de Compras. UPA Atalaia – duas unidades, Hospital Regional – duas unidades, Policlínica , Defesa Civil, CESEP, CIT,  Poupatempo, Ginásio de Esportes, Terminal Metropolitano – duas unidades, Movimenta Cotia, Praça – Guarda Civil,  Praça Matriz, UPA Atalaia, Jardim Adelina, Subprefeitura de Caucaia, Terminal de Caucaia, PA Caucaia, Praça dos Romeiros. Vendinha, Cia Paulista , Basílica, Gloriosa e Campana.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR