TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Recicle sua bituca Em Melbourne e em Cotia, bitucas de cigarros viram tijolos e papel reciclável

19/05/2021


Pesquisadores da Universidade de RMIt, em Melbourne, na Austrália, criaram tijolos para construção civil a partir de bitucas de cigarro

Segundo publicação do portal “Só Noticia Boa”, a pesquisa foi realizada nos últimos 7 anos e ajudará a eliminar 1,2 milhão de toneladas de bitucas que viram lixo tóxico no meio ambiente. Agora, os pesquisadores buscam apoio para comercializar os tijolos em alta escala.

O professor Abbas Mohajerani, autor da pesquisa, explica que as bitucas de cigarro estão saturadas com produtos químicos tóxicos, incluindo mais de 60 conhecidos por causar câncer. 

“A queima de bitucas em tijolos é uma maneira confiável e prática de lidar com este terrível problema ambiental, ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção de tijolos”, disse ele ao portal.

Apenas 1% do material das bitucas é transformado em matéria-prima para os tijolos. E isso faz com que haja economia de 10% na queima dos tijolos cujo processo, normalmente dura uma média de 30 horas.

Agora o professor está estudando uma forma de transformar as bitucas em concreto asfáltico. Ele disse que as soluções técnicas precisam ser apoiadas por leis mais rigorosas e penalidades mais severas para o lixo.

Papel reciclável

Aqui no Brasil as bitucas de cigarro também são recicladas, inclusive na Granja Viana. E neste caso elas são transformadas em papel reciclados. Uma iniciativa do Movimento Transition Granja Viana e do Site da Granja, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Poiato Recicla, instalou, no ano passado, 30 pontos de coletas de bitucas na cidade de Cotia. 

Depois de recolhido, o material é encaminhado para a usina de reciclagem em Votorantim, onde as bitucas são processadas e viram massa de celulose, doada para instituições e escolas, que com essa matéria prima para o papel, fazem um trabalho de inclusão social e geração de renda. 

Leia também:  Cotia coleta bitucas! Poiato Recicla e Secretaria do Meio Ambiente instalam 31 coletores

Empresas, restaurantes, prefeituras que queiram instalar coletores de bitucas podem entrar em contato com a Poiato: www.poiatorecicla.com.br / Contato Gabriel Poiato: 15 991644 1254

Veja onde depositar sua bituca de cigarro

Subprefeitura da Granja Viana

PA Parque São George

CAPS – Centro de Atenção Psico Social

Secretaria de Obras

Paço Municipal

Ginásio de Esportes

Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

Mercado Municipal

Câmara Municipal

Secretaria de Compras

UPA Atalaia – duas unidades

Hospital Regional – duas unidades

Policlínica

Defesa Civil

CESEP

CIT

Poupatempo

Ginásio de Esportes

Terminal Metropolitano – duas unidades

Movimenta Cotia

Praça – Guarda Civil

Praça Matriz

UPA Atalaia

Jardim Adelina

Subprefeitura de Caucaia

Terminal de Caucaia

PA Caucaia

Praça dos Romeiros



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR