05/03/2015
As prefeituras de Carapicuíba e Cotia começaram na última terça-feira, 3 de março, a campanha de vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 11 anos. A meta estabelecida por Cotia é de imunizar 80% do público-alvo.
Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Cotia, a campanha do ano passado – que tinha como público-alvo meninas entre 11 e 13 anos, conseguiu imunizar mais de seis mil adolescentes na primeira etapa. As munícipes podem encontrar a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
O HPV (causado pelo Papiloma vírus humano) é uma doença de transmissão predominantemente sexual e pode provocar o aparecimento de verrugas na região genital e anal. As lesões genitais podem ser de alto risco para desenvolver o câncer do colo do útero.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, papanicolau, pois a vacina não substitui a execução do exame preventivo nem o uso do preservativo nas relações sexuais.