12/02/2015
O Ministério da Saúde está convocando a população para participar de uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, que agora também transmite a febre chikungunya, doença que possui sintomas parecidos com os da dengue, porém com dores mais intensas e possibilidade de provocar problemas crônicos nos pacientes.
As Secretarias Municipais de Saúde de Cotia e Carapicuíba retomaram as ações de bloqueio e nebulização contra o mosquito da Dengue. Os agentes também fizeram um trabalho de orientação com a população sobre os cuidados de prevenção contra o mosquito transmissor da doença.
A nebulização visa matar os mosquitos na fase adulta. A Dengue é transmitida através do mosquito Aedes aegypti infectado e, para combatê-la, é necessário evitar a reprodução, por meio da eliminação dos criadouros. Para isso, é fundamental que a população se mobilize para não deixar água parada em recipientes, calhas, pneus, vasos de plantas e entulhos.
As nebulizações terão continuidade durante todo o mês de fevereiro e enquanto houver necessidade.
Para garantir a efetiva ação do efeito do nebulizador, os moradores devem adotar algumas medidas durante o procedimento:
- manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida na casa, pois o mosquito é doméstico e se encontra dentro das residências;
- manter cobertos alimentos, filtros de água, utensílios de cozinha e roupas;
- guardar em lugares fechados bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos e aquários;
- manter as crianças, idosos, pessoas alérgicas e animais domésticos em um cômodo com porta e janelas fechadas, assim permanecendo por trinta minutos após a aplicação para que o veneno faça efeito e se dissipe;
- durante a aplicação do inseticida, as pessoas devem permanecer dentro de suas residências.