TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de SP é incluída em estudo ambiental internacional

28/06/2022


Estudo ambiental realizado pela Greenbelt Foundation destacou a importância dos cinturões verdes como elementos físicos, culturais e econômicos de cidades e regiões ao redor do mundo.

O documento, em inglês, apresenta um estudo e compara oito cinturões verdes em todo o mundo, entre eles  a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo. Os demais biomas estudados foram: 

• Reserva de Terras Agrícolas da Colúmbia Britânica, Canadá;

• Copenhague Green Wedges, Dinamarca;

• Cinturão Verde Europeu;

• Green Heart, Holanda;

• Cinturão Verde Metropolitano de Londres, Inglaterra;

• Green Wedges de Melbourne, Austrália;

• Cinturão Verde da Área da Baía de São Francisco, EUA; 

O estudo “Cinturões Verdes ao redor do Mundo”  examina como os cinturões verdes estão evoluindo para responder às condições atuais e emergentes encontradas em cidades e regiões em todo o planeta.  O primeiro relatório foi publicado em 2010. 

O Estudo destaca que a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, que ocupa a extensão de 2.400.682 hectares, abrangendo 78 municípios, é a maior reserva da biosfera da UNESCO em contexto urbano.

A Reserva Florestal do Morro Grande , que ocupa cerca de 30% do município de Cotia, faz parte das zonas-núcleos da Reserva da Biosfera e é uma das importantes unidades de conservação. Sob jurisdição da Sabesp em função dos mananciais que abriga, o Morro Grande tem sido alvo de discussão e preocupação por parte de ambientalistas, tendo em vista o avanço dos empreendimentos imobiliários e ocupações irregulares no entorno da Reserva, que ameaçam a sua preservação. Leia mais  

Abaixo, outros dados levantados no Relatório sobre a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo: 

Fundação da Reserva da Biosfera:1994 

Tamanho: 2.400.682 hectares, abrangendo 78 municípios

Principais Objetivos Estratégicos:

Assegurar a conservação da biodiversidade, preservar os serviços ecossistêmicos e promover o bem-estar dos moradores.

Principais Características:

- Maior reserva da biosfera da UNESCO em contexto urbano.

- Fornece alimentos, água e mitiga os impactos das mudanças climáticas para mais de 25 milhões de pessoas.

Quadro institucional e governo:

A gestão da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo é compartilhada por um

Conselho de Coordenação e Conselho de Administração.

- Uma das principais legislações que se aplicam à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde é o National Forest Act (Código Florestal) que foi criado em 1965.

- O Instituto Florestal tem desempenhado um papel importante na criação, gestão e pesquisa protegidas no estado de São Paulo desde 1986.

Ameaças:

 - Crescimento urbano e especulação imobiliária, projetos de infraestrutura, extração de recursos e poluição.

Sucessos:

- Movimento de conservação liderado por cidadãos levou à criação do Cinturão Verde Reserva da biosfera.

- Avaliação de serviços ecossistêmicos e divulgação de informações para o público em geral e tomadores de decisão permite uma maior compreensão das soluções baseadas na natureza.

Sobre o Relatório:

Segundo o estudo, os cinturões verdes estão se tornando cada vez mais importantes diante dos crescentes desafios globais, como mudanças climáticas, interrupção nos sistemas alimentares globais, eventos climáticos extremos, aumento dos preços da energia e problemas e necessidades de água. 

Há também mudanças e benefícios positivos a serem relatados, incluindo controle do crescimento urbano, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, apoio às economias locais, conservação da natureza, turismo e recreação e proteção de terras agrícolas. 

Principais conclusões:

Para o estudo, foram realizadas entrevistas com especialistas de todo o mundo sobre quatro temas principais:

1) natureza soluções baseadas;

 2) o sistema alimentar e agrícola; 

3) turismo e recreação ao ar livre; e 

4) gestão do crescimento.

- Os cinturões verdes refletem os contextos históricos, sociais, políticos e ambientais das jurisdições em que estão localizados.

- Forte conscientização e apoio do público são importantes para a proteção a longo prazo dos cinturões verdes, o que é especialmente crítico, pois a pesquisa mostra que as políticas do cinturão verde são mais frequentemente vulneráveis ao desenvolvimento e às pressões políticas.

- As ameaças às proteções do cinturão verde aumentaram desde 2010.

- A política e a implementação do cinturão verde podem ser ameaçadas ou diminuídas por mudanças nos partidos políticos governantes e pela falta de cooperação municipal.

- As metas políticas do Greenbelt tornaram-se cada vez mais multifuncionais e espera-se que cumpram mais objetivos do que nunca.

- A pandemia do Covid-19 afirma a importância dos cinturões verdes para a saúde e o bem-estar públicos, contribuindo para aumentar as demandas de acesso a espaços naturais, incluindo a atratividade de moradias nas periferias urbanas.

Saiba mais sobre o estudo

Sobre Greenbelt Foundation

A Greenbelt Foundation é uma organização dedicada exclusivamente a garantir que o Ontario's Greenbelt se mantenha permanente, protegido e próspero.

Fazemos os investimentos certos em seus sistemas naturais, agrícolas e econômicos interconectados, para garantir um cinturão verde em funcionamento e próspero para todos.

Saiba mais


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR