23/12/2014
Durantes os três últimos meses do ano, equipes das secretarias de Habitação e Meio Ambiente realizaram em diversos bairros da cidade reuniões de revisão do Plano Diretor Municipal, lei criada em 2007. Com o intuito de ouvir a população, os 25 encontros reuniram sugestões e propostas que serão avaliadas posteriormente.
O Plano Diretor é uma política de desenvolvimento municipal atrelada ao planejamento territorial que visa identificar os problemas de agora para que sejam tratados e melhorados nos próximos anos. É importante que ele passe pelo processo de revisão para que as demandas levantadas na sua criação sejam revistas e adaptadas às necessidades atuais. Questões habitacionais e relacionadas ao meio ambiente foram os principais pontos discutidos, uma vez que é necessário aliar o crescimento econômico à preservação das extensas áreas verdes situadas ao longo da cidade.
Com a junção de todas as sugestões colocadas pelos munícipes durante esse processo, serão realizadas 5 câmaras técnicas relacionadas aos seguintes aspectos: desenvolvimento urbano; meio ambiente; mobilidade urbana; desenvolvimento econômico, cultural e turístico; desenvolvimento social, habitação, saúde e educação. Após essa discussão, a lei com as considerações já adicionadas será encaminhada à Câmara Municipal para que o legislativo possa analisar e pleitear.
Por fim, serão realizadas as audiências públicas, que novamente precisarão da participação efetiva da população.