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Rodoanel inaugura Considerada a maior obra realizada no Estado, Rodoanel interliga dez rodoviasO trecho sul terá 61,5 quilômetros e interligará as rodovias Anchieta e Imigrantes com o trecho Oeste, em Embu, que faz conexão com a Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes e Anhanguera, cobrindo sete das dez rodovias que chegam a São Paulo.

25/02/2010








Considerada a maior obra realizada no Estado, Rodoanel interliga dez rodovias


O trecho sul terá 61,5 quilômetros e interligará as rodovias Anchieta e Imigrantes com o trecho Oeste, em Embu, que faz conexão com a Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castelo Branco, Bandeirantes e Anhanguera, cobrindo sete das dez rodovias que chegam a São Paulo.

O Rodoanel Sul passa por áreas urbanas e rurais de sete municípios (Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá) e atravessa duas grandes represas que abrigam mananciais e abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e cidades vizinhas. Iniciado em 2007, a sua inauguração oficial está prevista para março, 34 meses após o início das obras. No total, serão 136 obras de arte entre pontes, viadutos, acessos, passagens inferiores e superiores. Somadas, equivalem a 20 quilômetros e a um terço do custo total da obra.

Segundo o deputado Edmir Chedid, presidente da Comissão de Transportes e Comunicações, o custo da obra é de R$ 4,2 bilhões, sendo dois terços custeados pelo Estado e um terço pela União. Ele explicou que o valor se refere à construção da rodovia, obras de arte, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais. "Na primeira e segunda fases o maior investimento partiu do governo do Estado. O total de investimentos se reflete na importância da obra", comentou. "A expectativa é que o Rodoanel reduza o risco de acidentes com cargas perigosas, garantindo índices menores do que os registrados atualmente nas áreas urbanas", concluiu.

Outras Informações:

Com a conclução do trecho sul do Rodoanel a ligação com o porto de Santos também deve ficar mais rápida e, por isso, o custo do transporte e a poluição em São Paulo serão diminuídos.

O Governo de São Paulo estabelece teto de R$ 6 para tarifa do trecho Sul. A cobrança do pedágio será semelhante a que já é adotada no trecho Oeste. Nesse modelo existe uma única praça de pedágio em cada trecho e o usuário pagará apenas uma única vez por trecho. Estão previstas oito praças de pedágio, sendo quatro em cada um dos trechos.


Fonte: Portal do Governo do estado de São Paulo e Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.


Veja no mapa.




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