06/05/2010
O trecho Sul do Rodoanel, aberto para circulação em 01 de abril deste ano, aliviou o tráfego de caminhões em 43% na Marginal Pinheiros e 37% dos veículos na Avenida dos Bandeirantes. Mas será que houve reflexo no movimento da Rodovia Raposo Tavares?
O Site da Granja foi ouvir algumas pessoas que fazem uso da via com frequência para descobrir como está a situação. Para o taxista Domingos, que realiza cerca de quatro viagens por dia, partindo do km. 26,5 com destino a bairros da capital, o trânsito melhorou no trecho posterior à entrada do Rodoanel, no período da manhã, "mas do km. 30 até a chegada ao Rodoanel o trânsito continua complicado".
A psicóloga Maluh Duprat também notou uma melhora no mesmo trecho, "com o Rodoanel Trecho Oeste muita gente parou de utilizar a Raposo para acessar rodovias como a Castelo e a Anhanguera, e com o Trecho Sul para acessar o ABC", porém no período da tarde o trânsito permaneceu o mesmo, na sua opinião, pelo fato do trânsito ser mais distribuído, "nem todos voltam para casa no mesmo horário", explicou Maluh.
A estudante Julia Boarini, que utiliza a Raposo todas as manhãs para ir à faculdade, costumava sair de casa às 6h, mas hoje consegue sair entre 6h30 e 6h40 para chegar a São Paulo no mesmo horário, "antes o trânsito começava a partir do km 23, quando chovia era no km. 30, mas hoje o tráfego só fica lento e para a partir do km 15, aproximadamente".
Já o taxista André Vitor não notou diferença nenhuma no trânsito da Raposo, "o trânsito só melhorou na Av. dos Bandeirantes. Ele continua como normalmente é, bem carregado, devido à quantidade de veículos".
Quando questionados a respeito do pior horário para circular na Raposo Tavares, os motoristas foram unânimes em dizer que é no período da manhã, entre 7h30 e 8h.
Também podemos concluir que não foi só a inauguração do trecho Sul do Rodoanel que aliviou o trânsito na Raposo, a abertura e ampliação de marginais, como a Tietê, foi outro fator que facilitou a circulação em São Paulo, logo, também melhorou o tráfego da Raposo, causando um efeito dominó.
Só nos resta saber se esta melhora é apenas temporária, afinal o número de carros na cidade não para de crescer, já a melhoria do transporte público na região não segue a mesma progressão. Para muitos moradores a esperança da Raposo continua sendo o monorail.
Marina Novaes
Fotos: Ligia Vargas
![]() Antes - Raposo Km 24, no dia 23/03/2010 - 7h40 | ![]() Depois - Raposo Km 24, no dia 04/05/2010 - 7h30 |
![]() Antes - Raposo KM 21, no dia 23/10/2007 - Tráfego intenso próximo ao Rodoanel | ![]() Depois - Raposo KM 21, no dia 05/05/2010 - Trânsito diminui após o Rodoanel |