01/02/2024
Unidade é especializada em reabilitação, cuidados paliativos e residência de longa permanência.
A Unidade Granja Viana da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo completou sessenta anos em janeiro de 2024.
Fundada em 1964, a unidade Granja Viana tem foco na experiência de cuidado e bem-estar com um ambiente que promove a qualidade de vida e a dignidade para seus pacientes. Hoje o hospital conta com alguns jardins, incluindo um jardim terapêutico, horta, capela e até mesmo arteterapia.
História
Por acreditar que a base religiosa é essencial para a sustentação de uma cidade, o Dr. Niso Vianna, proprietário da Fazenda Granja Viana, doou em 1956 uma área de três alqueires para a construção do Seminário São Pio X, atendendo ao pedido do provincial dos Camilianos. (Mais detalhes AQUI)
Assim que a doação das terras foi realizada, as obras para a construção do seminário começaram imediatamente. A ajuda de Niso Vianna era constante, o que lhe rendeu o título de membro agregado da Ordem dos Camilianos.
Em 18 de janeiro de 1960, a obra foi inaugurada com capacidade para acolher 130 seminaristas e projetada com amplas acomodações para a comunidade religiosa na grandiosa capela, aberta à população para a missa dominical. O seminário funcionou até 1969 e depois abrigou a Casa de Repouso São Camilo, que ficou ativa até 30 de agosto de 2018, quando a Rede de Hospitais São Camilo noticiou que iria instalar sua quarta unidade na Granja Viana.
Em janeiro de 2020, a assessoria da Rede notificou que "o local anteriormente conhecido como Recanto São Camilo passa a se chamar Unidade de Cuidados Paliativos e Reabilitação São Camilo - Granja Viana".
Localizado no coração da Granja Viana, em um terreno de 64 mil m2, ele foi influente a ponto de emprestar seu nome a uma das vias mais importantes da Granja Viana: a Avenida São Camilo.
O Site da Granja reuniu algumas das publicações já realizadas
rede-sao-camilo-desiste-de-hospital-na-granja
finalmente-a-granja-tera-um-hospital
hospital-sao-camilo-granja-viana-ja-no-primeiro-semestre-de-2019