13/01/2011
A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, iniciou na terça-feira (11/1) o estudo técnico de mapeamento municipal para prevenir enchentes na cidade.
O objetivo é verificar os pontos de alagamento e os problemas nos rios da cidade, para que sejam propostas ações de micro e macrodrenagem.
De acordo com o secretário Benedito Simões, os técnicos da Prefeitura aproveitarão o período de chuvas para identificar os pontos mais críticos que causam alagamentos e risco de deslizamento.
Paralelamente a essa ação, a Secretaria de Obras atuará na elevação e/ou reforma de seis pontes. "A princípio, as pontes do Morro Grande, Jardim Sandra, Vila Monte Serrate, Syntecron e Jardim Pioneiro passarão por modificações em sua estrutura com troca de tubulação por aduelas, o que permitirá maior fluidez de água", disse.
Simões também adiantou que Cotia terá um sistema de piscinão natural, onde lagos vazios ou com nível baixo captarão o volume excessivo de água, projeto totalmente sustentável.
As ações serão executadas com verba municipal e começam no mês de abril, após o término da temporada de chuvas.
Ações em andamento
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços, iniciou no dia 5 de janeiro a Operação Verão (leia mais na coluna de Olho na Granja, por Fau Barbosa). A ação tem objetivo de limpar todos os bueiros da cidade para evitar saturação no volume de água, além de fazer o mapeamento das bocas de lobo.
Serão 21 equipes dividas por todo o município, começando nos lugares baixos.
A Defesa Civil de Cotia está monitorando a represa Pedro Beicht. De acordo com o diretor José Rafael Miguel, a situação na cidade está sob controle.
Reunião discute plano para apoiar famílias em caso de enchentes
A Secretaria Geral do Gabinete e a Defesa Civil promoveram na manhã desta quarta-feira (12/01) uma reunião com representantes de secretarias municipais para discutir a atuação do governo municipal no apoio às vítimas de enchentes.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, José Rafael Miguel, a situação na cidade está sob controle, mas é preciso se preparar para eventualidades. O secretário Geral do Gabinete, Dr. Fábio César Cardoso de Mello, disse que fatores como as ações da Prefeitura em parceria com o Estado no desassoreamento de rios e desocupação dos moradores de áreas de risco minimizaram os prejuízos em relação à temporada de chuvas do ano passado.
A Secretaria de Obras destacou uma equipe formada por 40 homens e operadores de máquinas para apoiar a Defesa Civil em caso de ocorrências. A Secretaria de Habitação disponibilizou engenheiros para vistoriar os imóveis atingidos e notificar os moradores nas desocupações; a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vai armazenar alimentos para preparar refeições e acompanhará a remoção; a Saúde vai montar uma equipe para orientar os moradores de áreas afetadas por enchentes; e a Educação colocou as escolas e creches à disposição.