Estamos na Semana do Meio Ambiente. Que tal se inteirar e fazer parte de redes sociais verdes? Todas elas atuam de forma colaborativa com o meio ambiente, integrando pessoas e visando um benefício da sociedade como um todo.
A comunidade granjeira está com duas redes sociais verdes em destaque. A
Feira de Trocas AUescambaU é uma feira de trocas solidárias que acontece todo último domingo do mês, e foi criada para mudar os hábitos de consumo, visando a sustentabilidade, a solidariedade e o espírito comunitário, promovendo a prática do escambo ou troca. A Feira é uma iniciativa do Transition Towns Granja Viana (TGV).
Feira de Trocas AUescambAU - Sustentabilidade é Durabilidade - todo último domingo do mês no ASSA - das 9h30 às 12h30 no Teatro do ASSA - Rua Sto. Antônio, 406 - Km 24 da Raposo Tavares.
Saiba Mais O movimento GOL incentiva a compra de orgânicos locais |
O TGV também lançou o movimento GOL (Gostamos de Orgânicos Locais), que visa estimular os granjeiros a comprar orgânicos diretamente do produtor local. O objetivo dessa ação é criar uma rotina de compra de orgânicos locais fresquinhos, a preços acessíveis e advindos da região, sem a preocupação com os agrotóxicos. Para participar do GOL, basta pedir para a Gisele - da Família Dias - passar a enviar a listinha de orgânicos da semana para você e combinar com ela o sistema de pagamento e entrega: Família Dias (
familiadias.organico@gmail.com - tel: 4242-6402).
O Transitions Granja Viana - TGV tem o apoio da mídia da região e patrocínio do Site da Granja.
O Movimento em Defesa da Granja Viana (MDGV), fundado em 9 de setembro de 2009 é formado por moradores dessa que é uma das últimas fronteiras verdes da Região Metropolitana de São Paulo. Os integrantes do movimento estão unidos pela preservação e dispostos a defender nossa região dos interesses e ações destrutivas nocivas que comprometem o estilo de vida de quem procura refúgio na Granja das mazelas, poluição e péssimo transporte de São Paulo. Logo, ele também faz parte das nossas redes sociais verdes. Para participar vá até às reuniões que ocorrem todas as quartas-feiras às 20h na Floresta dos Unicórnios - R. Otelo Zelone, 96 - Fone: 4169-8284 -
www.granjaviana.blogspot.com.
Além dessas redes sociais verdes que integram a comunidade, você também pode participar das Redes Virtuais:
 Espécie de planta enviada por usuário pelo celular para a rede Noah |
A
Noah, Networked Organisms and Habitats, rede que, na prática, aproxima-se bastante das pretensões de quem a inspirou no nome, o patriarca Noé, é um projeto de catalogação colaborativo, que tem um aplicativo para celular (por enquanto só iPhone) que permite que qualquer um registre uma planta ou animal e a envie a um site. A imagem será localizada em um mapa com dados da fauna e a flora mundiais e que pode ser consultado por todos. Para participar da Noah, é só fazer o login com uma conta do Google.
 Saíra-militar, espécie de ave postada no WikiAves |
Outro tipo de rede é a enciclopédia brasileira de aves que funciona de maneira colaborativa, a
Wikiaves. Mais de 1,5 mil observadores de pássaros se reúnem para trocar milhares de fotos e sons dos passarinhos que encontram no campo. Já estão catalogadas 1.822 espécies brasileiras.
 WiserEarth - rede social para a sustentabilidade |
A rede social
WiserEarth foi lançada em português no dia 4 de junho e funciona como o Facebook e o Orkut, ou seja, você cria seu perfil, posta fotos, adiciona amigos e entra em comunidades. Mas o objetivo é unir pessoas em prol de projetos sociais e de defesa do meio ambiente. Mais de 30 mil pessoas já fazem parte da rede.
Não fique por fora das ações que são realizadas na sua comunidade e podem contribuir com o meio ambiente. Também é fundamental utilizar a ferramenta da Internet para se informar sobre o que está sendo realizado em termos de sustentabilidade e como você pode ter uma atitude mais "verde".
Marina Novaes