13/07/2011
Um serviço inovador chegou à cidade de Cotia: é a Taximov, empresa que oferece um serviço 100% automatizado de táxis pela internet para facilitar os pedidos de corridas e tornar mais prática a atividade do taxista. A Taximov, que conta hoje com quase 800 clientes cadastrados e 42 taxistas conveniados, é um serviço da empresa E-flows
A lógica é simples: o cliente liga para o call center ou faz um pedido via internet após se cadastrar no site da empresa. Um satélite rastreia os taxistas conveniados e seleciona o mais próximo que estiver disponível. O profissional recebe então a solicitação da corrida e diz se pode aceitá-la ou não. Em caso afirmativo, o cliente é informado pelo celular sobre as características do veículo (placa, marca, modelo) e o tempo estimado de espera.
Mas o passageiro não se limita a escolher o horário e o destino da corrida. Quando ele entra na página da empresa para fazer o seu pedido, ele pode especificar o tipo de veículo pelo qual tem preferência (táxis com ar condicionado, película de proteção solar, porta-malas amplo, etc.) e até optar por motoristas que falem determinados idiomas. O sistema pesquisa os táxis cadastrados, filtrando as especificidades do cliente, até chegar num resultado razoável. Se não for encontrado um veículo exatamente do jeito que a pessoa solicitou, aquele que esteja mais próximo de atender às exigências do cliente será então indicado.
Em entrevista ao Site da Granja, o diretor executivo da E-flows, Nathan Ribeiro, afirmou que a ideia surgiu quando ele identificou duas realidades: a de que a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas na forma de celulares, GPS, etc; e a de que a atividade dos taxistas, embora essencial e antiga, ainda é feita de maneira "artesanal". O que Nathan tinha em mente era usar essa tecnologia para facilitar o trabalho do taxista e o serviço oferecido ao passageiro.
Embora a empresa tenha um call center para atender a quem não pode usar o computador, o foco é a internet. "Isso barateia o nosso serviço, pois gastamos muitos menos com ligações telefônicas", afirma Nathan. Para o taxista, as vantagens são muitas: há menos gasto com combustível, pois ele atenderá preferencialmente a corridas solicitadas em áreas próximas à sua localização no ato do pedido. É uma conveniência para o cliente também, que esperará o menor tempo possível. O sistema não tem taxas de adesão ou de manutenção, exceto pequenas porcentagens que o profissional paga à empresa. Basta adquirir o aparelho que permitirá o rastreamento do veículo via satélite e o envio de solicitações de corridas e o taxista estará pronto para trabalhar com o sistema. Vale ressaltar que a Taximov não exige exclusividade de seus funcionários, ou seja, o taxista pode continuar trabalhando no seu ponto e com os seus clientes antigos.
O taxista Donizeti Cunha, um dos conveniados, confirma as vantagens do sistema. Segundo ele, trabalhar em Cotia é complicado, pois são poucos táxis para uma cidade grande em termos de área. Quando um profissional não pode atender a um cliente, ele liga para outro e o indica. Isso encarece a conta do celular e aumenta o risco de multas por falar no celular ao volante. "A Taximov administra os pedidos, então sai mais barato pra gente", diz ele.
A Taximov é uma empresa nova, ainda em fase de implantação. Mas Nathan já pensa no futuro. "Hoje, o nosso foco é a Grande São Paulo, mas a nossa meta é ter taxistas no país inteiro. O ideal seria termos profissionais em todas as cidades-sede da Copa de 2014", diz ele. Até o fim do mês, a Taximov pretende implantar um sistema que permita aos clientes pedirem corridas por meio dos browsers de seus celulares.
Victor de Andrade Lopes
Fotos: Ligia Vargas
Serviço
Telefone: 4702-1116
Site: www.taximov.com.br