20/09/2022
O desabamento do auditório da empresa Mult Tainer nesta terça, 20, em Itapecerica da Serra, causou 10 mortes até agora.
Entre as vítimas, estão 8 mulheres e 2 homens. Os nomes e as idades das vítimas ainda não foram confirmados e não há informações precisas do estado de saúde das pessoas hospitalizadas. A tragédia foi registrada por volta das 8h45.
Cerca de 70 pessoas estavam no local no momento do acidente; 37 foram atingidas. Destas, 15 tiveram ferimentos leves. As vítimas mais graves foram encaminhadas ao Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Pronto-Socorro Central e Pronto-Socorro do Jacira.
O candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Jones Donizette, estava no local com a candidata a deputada federal, Ely Santos, do Republicanos, a convite da própria instituição. O acidente aconteceu no momento em que eles se despediam dos trabalhadores. Jones Donizette e Ely Santos ficaram presos nos escombros e foram resgatados com vida. Outros quatro integrantes da equipe deles também ficaram feridos e precisaram ser encaminhados ao hospital.
Candidato Jones Donizette (Solidariedade) após ser retirado dos escombros em desabamento Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
“Só desabou. Estava todo mundo em cima e desabou”, afirma Alexandre de Moraes, um dos sobreviventes do acidente. Ele trabalha na área de pintura da empresa e informou ao Portal G1 que acontecia uma palestra no auditório no momento do desabamento.
“Só vi caindo. Fiquei preso e me ajudaram a sair."
Alexandre foi internado, mas já recebeu alta com pequenas lesões na perna.
De acordo com a major dos bombeiros Luciana Soares, cerca de 64 trabalhadores estavam em uma reunião no auditório de um galpão da empresa, quando a laje desabou. A área tem 10 mil metros quadrados.
Mais de 15 viaturas foram acionadas para o local por volta das 9h, além de unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes da Defesa Civil de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Por volta das 16h, os bombeiros informaram que foram encerradas as buscas.
”Com relação ao imóvel, devido à dimensão e por estar inserido em uma Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais, sua regularização é objeto de licenciamento junto ao órgão Ambiental Estadual (CETESB), antecedendo assim à licença municipal. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o projeto anteriormente aprovado pela CETESB, foi irregularmente alterado, e sua regularização junto aos órgãos públicos estava em trâmite.” O prefeito Francisco Nakano decretou três dias de luto.
Fotos: G1
Saiba mais: