07/10/2014
O cenário do último domingo (05) foi de muita sujeira em grande parte das ruas da Granja Viana. Eram santinhos, panfletos, placas e faixas de partidos políticos e de candidatos espalhados por todos os lados. Segundo a resolução n.º 23.404/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), constitui crime realizar qualquer tipo de publicidade no dia da eleição, sob pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa que pode chegar a R$ 15,9 mil. Mas nem a lei foi suficiente para coibir esse abuso, pelo que constatou a reportagem do Site da Granja.
Além de ruas e calçadas, muitas casas também ficaram cheias de papéis espalhados pelo quintal. “Pude presenciar, por mais de uma vez, um carro passando à noite com um indivíduo arremessando para o alto um calhamaço desses santinhos em via pública. Onde estão as autoridades para evitar este absurdo?”, questiona o educador e granjeiro Matheus Portela, cujos pais residem próximos ao colégio eleitoral da Escola Municipal Teresa Maia.
Ação das Secretarias de Cotia
No dia seguinte às eleições, segunda-feira (06), a Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras, prontamente iniciou a limpeza desses papéis descartados nas ruas e calçadas de Cotia. Todo o material recolhido será enviado a uma empresa parceira da Prefeitura responsável pela sua reciclagem e processos de reuso.