15/01/2015
Janeiro costuma ser um mês tradicional pela grande quantidade de chuvas, tempestades e ventos fortes. No final do ano passado e no começo deste, as chuvas atingiram grande parte da Capital e a Granja Viana também sofreu com isso.
Raios, alagamentos e queda de árvores afetaram o comércio e algumas casas na região. Para conhecer uma das formas de lidar com os prejuízos causados, o Site da Granja conversou com Walter de Sousa Junior, diretor da Passos Administradora e Corretora de Seguros, sobre as coberturas possíveis em casos como esses.
Site da Granja - Qual tipo de seguro residencial deve ser feito para garantir a cobertura em casos de tempestades e raios?
Walter - O seguro deve incluir a cobertura para vendavais. Esse tipo de seguro cobre danos materiais e corporais, exceto para muros e divisas. Se houver destelhamento, queda de muro ou outros danos ocasionados pelo vendaval, o seguro cobre. Para raios, cabe o seguro de incêndio, o básico para residências, desde que a queda aconteça dentro do terreno. É importante deixar claro que cada caso é um caso, nem sempre há uma regra fixa. Os sinistros são analisados individualmente.
Site – Se uma árvore da rua cai na minha casa, o seguro cobre esse tipo de acidente?
Walter - Não. O seguro é feito apenas para os acidentes dentro do terreno. Se a árvore está dentro da área do seu terreno e cai sobre a casa ou portão, estará coberto. Caso contrário, não é de responsabilidade da seguradora.
Site - Qual o valor do seguro para vendavais?
Walter - É um valor relativamente barato, não dá para especificar, pois depende muito do valor da casa, das condições do terreno, estilo de construção da casa e das redondezas. Mas não é um gasto muito elevado.
Site - Em casos de vendaval, raios e tempestades, o seguro demora para ressarcir os danos ou é um procedimento rápido?
Walter - É rápido. Comprovando-se que o dano ocorreu devido a esse tipo de evento, a seguradora paga de forma rápida. Se na região houverem outros sinistros, fica ainda mais rápido para o seguro comprovar que os acidentes aconteceram devido ao tempo.
Site - O seguro cobre casos de alagamento e enchentes?
Walter - A maioria das seguradoras não cobre. São poucas que oferecem essa cobertura, é preciso haver uma clausula especifica para esse tipo de caso.