16/06/2016
O tempo frio chegou e, com ele a baixa umidade. Apesar de fortes chuvas recentes, os meses do meio do ano são sabidamente secos na Grande São Paulo. E isso deve deixar a população alerta para um problema que se intensifica nessa época: as queimadas.
Uma reles bituca de cigarro pode significar a destruição de vários metros quadrados de mato, isso se não houver a infelicidade adicional das chamas atingirem casas e prédios. Mas há também os moradores que queimam o chamado "lixo verde", ou seja, restos de podas e de cortes de grama. E o fazem sem saber que se trata de um crime ambiental.
Segundo a secretária de meio ambiente de Cotia, Luciane Alegre, a prefeitura lida com os infratores com uma advertência inicial, para depois partir para uma multa em caso de reincidência."Temos que lembrar que em época de seca as doenças respiratórias se intensificam, especialmente para os idosos e as crianças", diz a secretária.
A população pode ajudar no combate ao problema usando o telefone 4703-5894. Paralelamente, a secretaria elaborou um plano de resíduos sólidos, que será discutido em audiência pública a ocorrer em junho ou julho.
"Este plano vai contemplar a questão do lixo verde e as responsabilidade de cada pessoa. Ela pode fazer uma compostagem, por exemplo. Você pode ter um jardim mais sustentável, principalmente na região da Granja, que tem terrenos grandes", explica Luciane. As compostagens, vale saber, são também ótimas alternativas ao adubo químico.