TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Tragédia de menino morto em tentativa de assalto levanta questões de segurança

11/12/2023


Suspeito foi preso. Veja como prevenir assaltos

Adolescente dormia com os pais em casa quando os bandidos invadiram o imóvel. Ele foi morto com dois tiros no peito.

Um suspeito foi preso na tentativa de assalto que terminou com morte do garoto de 15 anos. Ele  é ex-morador do condomínio e filho de PM. Ricardo Raposo, de 19 anos, foi autuado e preso em flagrante por tentativa de latrocínio. Ele tem antecedentes criminais por envolvimento com o tráfico de drogas.

 Foi autuado e preso em flagrante por tentativa de latrocínio, pois nada foi levado da casa.

Ele foi reconhecido por uma das vítimas por meio de uma foto e também pessoalmente. Durante a prisão, os agentes encontraram uma calça no quarto dele. A vítima disse que a roupa teria sido usada no dia do crime. A investigação aguarda o laudo da Polícia Científica, que colheu as impressões digitais do local para tentar identificar outros dois homens que estão foragidos.

"Ainda não há certeza de que ele é o autor, embora a mãe do adolescente o tenha reconhecido. A vítima, nervosa, fala que ele é muito semelhante, mas ela fica naquele impacto de emoção por estar em frente com esse suposto autor", disse a delegada.

Como prevenir?

Centrais de monitoramento, portarias remotas e uso de inteligência artificial. Tudo isso funciona?  Para grandes condomínios, já são usados drones que monitoram a área e podem notificar equipes humanas para tomar decisões. 

União

Depois de uma invasão, integrantes de um condomínio resolveram reforçar a segurança com troca de informações com a comunidade no entorno. Três anos depois, a ação virou um grupo com mais de cem condomínios, com troca de informações sobre segurança e treinamento das equipes de zeladores e porteiros.

Mão de obra

"Não tenho nada terceirizado aqui. Treino uma equipe com média de casa de 20 anos que conhece os hábitos dos moradores. Um precisa cuidar do outro", diz uma síndica que não quis se identificar.  

Visitantes

Os pontos básicos de triagem em qualquer situação de visitante, que passa pelo aviso da chegada da pessoa, a autorização para entrar no condomínio, e a checagem ou a realização de cadastro, se for a primeira visita. 

Inteligência Artificial

Entre as novidades, segundo Chen Gilad, chefe do grupo Haganá, estão drones com sensores térmicos, ou aqueles ligados a cabos que podem monitorar ininterruptamente a área.

Nem tão novas, as câmeras, agora associadas a sistemas analíticos de reconhecimento, compõem um modelo já sacramentado de controle do perímetro do condomínio, que começa nos sensores.

"Seja vistas ao vivo por porteiro, ou em centrais de monitoramento, é uma quantidade enorme de câmeras para monitorar. Vendo 50 ou 60 delas, algo passa despercebido."

Com os sistemas de reconhecimento é possível gerar alertas em comportamentos anômalos. "Aglomeração, pessoa vagando em frente ao condomínio de forma desordenada, veículo que para em frente sem descer ninguém. Se tem ação com arma do lado de fora, a inteligência artificial pode avisar, o que dá informações de qualidade para a tomada de decisão."

Se há um disparo de algum desses equipamentos, a análise é completada por câmeras. Sendo um alarme verdadeiro, como invasão, a equipe de segurança deve, idealmente, verificar a situação de uma guarita, para que não se exponha indo até o local.

190 e Boletim de Ocorrência 

Decidir o que fazer em uma situação de perigo, afirma uma síndica, exigiu treinamento de moradores na região em que ela mora. "Ao acontecer um assalto na rua, havia uma preocupação de filmar, não ligar no 190. O trabalho é fazer com que liguem antes." 

"Já me deparei com isso. Antes de assumir um condomínio, um apartamento havia sido invadido, e as vítimas, sem a devida instrução do síndico morador, optaram por não registrar um Boletim de Ocorrência. Para mim, esse foi o maior erro e custou uma segunda invasão em um intervalo de apenas seis meses", comenta a síndica profissional. Para ela, além da união, é preciso participar de reuniões de associações de bairro e dos Conseg (Conselho Comunitário de Segurança).

Zelo com informações

"Usam nome completo, endereço e CPF para diversas práticas, inclusive abrir contas bancárias. Também podem fazer mais buscas, achar perfis em redes sociais e aplicar golpes em familiares", afirma a delegada Jacqueline Valadares, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

Atenção aos Disfarces

Jovens adolescentes vestindo roupas de grife;

Falso morador disfarçado (judeu usando quipá, por exemplo);

Falso convidado ou prestador de serviço de morador (normalmente, criminoso liga na portaria se passando por morador para liberar entrada de comparsa);

Falso prestador de serviço (correios, agente da saúde, concessionárias de água, esgoto e energia elétrica, companhia telefônica, entrega de gás ou galão d'água, manutenção de TV a cabo etc.);

Falso policial, oficial de justiça ou advogado; 

Falsa gestante simulando mal súbito (porteiro comovido com a situação é induzido a abandonar seu posto);

Falsos entregadores de delivery que sobem até o apartamento;

Atuação de grupos aparentemente inofensivos, como mulheres, casais e idosos.

Resumo

Conscientização de moradores sobre a importância de seguir os protocolos de segurança; 

Treinamento constante de funcionários;

Melhora na estrutura física do condomínio com um projeto de segurança elaborado por uma consultoria especializada;

CONSEGs;

Segurança armada;

Clausuras;

Guaritas bem-posicionadas e blindadas;

Controle de acesso por reconhecimento facial;

Cerca elétrica;

City Câmeras (Vizinhança solidária);

Vigilância comunitária;

Comunicação entre guaritas;

Equipamentos e sistemas de segurança modernos e com manutenção em dia;

Manter um cadastro atualizado de todos os condôminos (dados e fotos de moradores, empregados domésticos e características completas dos veículos).


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR