 Aulas com o Chef Osley José |
Estamos na primavera e com ela vem o auge das floradas, entre elas as alcachofras. Sim, esta hortaliça se transforma numa exuberante flor roxa e está sendo exposta num verdadeiro festival gastronômico, na turística São Roque.
A exposição acontece até dia 2 de novembro, além disso os restaurantes da cidade oferecem a iguaria em pratos deliciosos. Mas primeiro, vale a pena conhecer a alcachofra onde ela ainda está desabrochando, numa fazenda do Roteiro do Vinho, Gastronomia e Lazer da cidade, a fazenda Bonsucesso. Lá o visitante tem a oportunidade de entrar na plantação, saber mais sobre seu plantio e uso e degustar as delícias que são produzidas localmente.
Se sua viagem começar no sábado, aproveite o dia mais tranquilo para conhecer a feira no Recanto da Cascata. Lá, além de um mercado de alcachofras e cozinha para aulas com o Chef Osley José, os turistas encontram várias opções de pastéis, crepes, empadinhas e até fogazza de alcachofra.
No restaurante Tia Lina, instalado no parque de exposições, encontram-se várias outras receitas.
 Sítio Santo Antônio |
O grande atrativo histórico de São Roque é o sítio Santo Antonio, com a Capela e a Casa Grande do Bandeirante Fernão Paes de Barros, construídos em 1681 e tombados pelo IPHAN. A propriedade pertenceu também a Mario de Andrade de promoveu sua preservação e valorização cultural. Hoje os turistas são recebidos por guias que trazem informações interessantes sobre a vida dos Bandeirantes na época do período colonial brasileiro.
 Ski Mountain Park |
Para quem gosta de aventura e ação, o Ski Mountain Park oferece circuito de arvorismo, pistas de mountain bike e claro, pista de esqui e snowboard. Do teleférico, além do parque, tem-se a visão da cidade e dos vales da região. Há opções de restaurantes, cafeteria, e estrutura para todas as idades.
Nota de SustentabilidadeSão Roque merece ser visitada e revisitada, não só por seus atrativos, mas pelo compromisso pelo turismo e bem receber seus visitantes. Além de incentivar o turismo e a produção local, a prefeitura mantém uma fazenda de alcachofras para abastecer as escolas municipais, garantindo boa alimentação e manutenção desta cultura de origem européia, mas já dominada nesta região do estado. Parabéns a todos.Próxima parada por aqui será para fazer turismo rural. Aguardem!
Fonte:Olhar Turístico