TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

VerdeAzul: Cidades e Meio Ambiente Cotia sediou nesta terça-feira (2), no Colégio Adventista, no Parque São George, o 2º Ciclo de Capacitação do Programa Município VerdeAzul.

03/05/2017








Cotia sediou nesta terça-feira (2), no Colégio Adventista, no Parque São George, o 2º Ciclo de Capacitação do Programa Município VerdeAzul. Estavam presentes representantes de diversos municípios da região como Ibiúna, Osasco, Taboão da Serra, entre outros.  A cidade participa desde 2010 deste programa que monitora e classifica o nível de cuidado dos municípios com o meio ambiente. Em 2015 o município tinha a 262ª posição entre 644 municípios paulistas, com 48,08 pontos. Em 2016 pulou para o 188° lugar, com 52,27 pontos por conta de ações desenvolvidas nos últimos anos. Para receber selo, os municípios têm de chegar aos 80 pontos.

O primeiro encontro de 2017 ocorreu mês passado, em Ribeirão Pires, no ABC Paulista. É a primeira vez desde que o programa foi criado, em 2007, que ocorrem estes encontros técnicos nos municípios. Até o final do semestre estão previstos mais oito, com o propósito de capacitar, medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental das cidades participantes.

Presente ao evento, o secretário de Meio Ambiente de Cotia, Ricardo Secomandi, afirmou que a cidade terá maior participação no programa. "O prefeito Rogério Franco tem demonstrado bastante preocupação com as questões ambientais. Temos nos reunido frequentemente para tratarmos do assunto e, para este ano, buscaremos uma participação maior no programa. Esta é a meta", disse o secretário, depois de dar boas-vindas aos representantes dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Em entrevista ao Site da Granja, o Secretário Secomandi destacou que para melhorar no ranking falta apenas um maior engajamento do município em divulgar ações que já vem realizando como a coleta seletiva, campanhas educativas contra queimadas, doação de mudas em eventos da cidade como a Festa de Santo Antonio, ações de educação ambiental nas escolas - que estão preparando uma nova cartilha com orientações para preservação do meio ambiente -  e a intensificação no atendimento às denuncias ambientais.

Em sua gestão, por exemplo, estendeu o horário de atendimento da Guarda Ambiental para 12 horas de trabalho de segunda a sexta-feira e conseguiu, ao lado do Secretário de Segurança Almir Rodrigues, realizar capacitação de 20 guardas civis da cidade para que também possam atender ocorrências ambientais a qualquer horário, inclusive nos finais de semana, o que, segundo ele, tem sido um forte reforço. Secomandi afirmou, inclusive, que as denúncias vêm diminuindo em Cotia em razão da queda de crimes ambientais e aumento da fiscalização. 

Interlocutores dos municípios acompanharam, ao longo do dia. palestras sobre dez temas que impactam na pontuação do programa: Defesa Civil, Guarda Responsável e Programas de Castração de animais domésticos, Educação Ambiental, Gestão de Aterro Sanitário, Gestão das Águas, Recuperação de Nascentes, Recuperação Ecológica, Geoprocessamento e Pagamento por Serviços Ambientais. As palestras foram ministradas pela Defesa Civil do Estado e técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, além de integrantes de ONG’s parceiras do programa Município VerdeAzul.

O encontro visa auxiliar os municípios a seguirem com êxito as diretrizes propostas pelo programa. As cidades participantes têm que atender a alguns critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP). Entre os temas estratégicos do programa também estão: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, qualidade do ar, estrutura Ambiental e conselho ambiental. A cidade tem de melhorar sua atenção a cada uma destas questões.

Ao final de cada ciclo anual é publicado o "Ranking Ambiental dos municípios paulistas". O ranking resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis. A liberação de recursos do FECOP independe da colocação no ranking.

Por Mônica Krausz


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR