17/12/2012
Por Karen Gimenez
O maior fluxo de veículos nas estradas brasileiras acontece durante as festas de fim de ano e início das férias de janeiro. As rodovias, nem todas em bom estado de conservação, tornam-se ainda mais perigosas. Isso acontece tanto pelas condições das estradas quanto pela irresponsabilidade de alguns motoristas.
Por isso, todo cuidado é pouco. Para tornar sua viagem de férias mais tranquila, o Site da Granja levantou algumas dicas de segurança com os profissionais do DER - Departamento de Estradas de Rodagem. Veja como pegar a estrada de maneira mais segura e boa viagem:
*Em época de chuvas como agora, o motorista precisa se conscientizar que tem de mudar o seu modo de dirigir ao primeiro sinal de pista molhada. Os momentos iniciais da chuva são os mais perigosos, pois é nessa hora que as pistas ficam mais escorregadias. Muitos motoristas pensam que como é só o "começo" da chuva não precisam se preocupar e acabam causando acidentes. Diminua a velocidade e redobre a atenção.
*Dirija sempre descansado para não correr o risco de ter sua atenção reduzida. Ao primeiro sinal de sono ou cansaço, pare, descanse ou durma um pouco.
*As ultrapassagens só devem ser feitas quando a sinalização permitir e houver total segurança e visibilidade para fazê-la. É preferível trafegar alguns metros atrás e um carro lento do que colocar a família em risco para tentar ganhar alguns segundos.
Sob chuva ou neblina a recomendação é o suo do farol baixo para não "ofuscar" a visão de outros motoristas.
*Manter distância segura do carro da frente. Em algumas estradas, normalmente perto dos pedágios, há sinais circulares no chão indicando a distância ideal entre o seu veículo e o da frente. Aproveite essa sinalização para ver se o seu carro está muito perto do da frente.
*Não freie bruscamente principalmente em pista molhada.
*Evite parar no acostamento. Se for inevitável não esqueça de ligar o pisca-alerta e colocar o triângulo. Se for um local perigoso ou uma curva, sinalize também com galhos de árvores.
*Em caso de parada do carro por problemas mecânicos ou outros motivos, os ocupantes deve sair do carro e permanecer longe da pista.
*Cuidado ao dar carona. Pessoas com aparência inocente podem ser ladrões e você só vai perceber quando estiverem dentro do seu carro.
*Evite deixar a bagagem à mostra ao parar para almoçar na estrada, por exemplo. Se não for possível, procure cobri-la ou deixar à vista itens que chamem menos atenção.
*Cuidado ao parar para ajudar outros motoristas. Há quadrilhas que dão o "golpe do carro quebrado". As principais rodovias têm postos de comunicação - telefones - a cada um km. Avise do problema por esses telefones peça para alguém que estiver no carro com você avisar as autoridades pelo celular.
*Evite que as bagagens comprometam a sua visibilidade. É proibido e pode causar acidentes. Se tiver mesmo de levar tudo, opte por bagageiros no teto, mas cuidado pois eles também têm limites.
*Todos os automóveis têm lotação máxima. Respeite. Não coloque mais pessoas do que o recomendado pelo fabricante, principalmente crianças soltas no carro. Todos devem usar o cinto de segurança e as crianças, conforme a idade, a cadeirinha. Além de ser lei, é mais seguro.