27/04/2023
Voz e Visibilidade é um movimento que tem como objetivo levar informações sobre um problema social pouco divulgado: o desaparecimento de pessoas.
Estatisticamente temos mais casos de desaparecimento de pessoas do que de homicídios no Brasil, o que torna este assunto um problema social de extrema urgência.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 9 pessoas desaparecem por diversas causas a cada hora no Brasil.
Todos os casos de desaparecimento têm uma raiz que precisa ser analisada. Seja de saúde mental como a depressão, alzheimer, dependência química até casos como feminicídios e tráfico humano.
O Movimento luta por ter mais políticas públicas que sejam eficazes na busca e no acolhimento e orientação dos familiares de desaparecidos. Ele acredita que a sociedade precisa entender que ninguém está imune a uma situação como esta. E que a cada dia temos mais casos de pessoas desaparecendo. A luta do movimento é por ter mais políticas públicas que sejam eficazes na busca e no acolhimento e orientação dos familiares de desaparecidos.
Neste sentido, é muito importante alertar e levar informações em forma de prevenção, inclusive para crianças e adolescentes.
Cotia instituiu a data 13 de setembro como o dia da Voz e Visibilidade às pessoas desaparecidas. Esta data simboliza o dia em que a Professora Marla Gadelha desapareceu, há 21 anos.
O intuito é que possamos fazer campanhas na cidade, pois acreditamos que a informação e conhecimento quebra julgamentos e traz mais empatia.
Orientações:
NÃO AGUARDE 24 HORAS para abrir o boletim de ocorrência. LEI Federal 13.812 (Institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Se uma pessoa está completamente fora de sua rotina, não consegue contato via telefone, no trabalho, escola, amigos próximos ou familiares, ela pode estar desaparecida, motivada por desaparecimento voluntário, involuntário ou forçado. Qualquer uma das três, a polícia precisa investigar até ser encontrada.
Abra o BO online ou presencial. Coloque o máximo de informações que tiver: último local que a pessoa foi vista, qual roupa estava vestindo (se souber), se desapareceu com o carro próprio. Se faz uso de medicamentos, se brigou recentemente com alguma pessoa.
Avise o maior número de pessoas conhecidas. Divulgue nas redes sociais
Para fazer o cartaz de divulgação: 1 foto nítida da pessoa desaparecida. Evite foto com óculos escuros, máscaras e bonés. Coloque o bairro e cidade que a pessoa foi vista pela última vez e data do desaparecimento. Não divulgue número pessoal, coloque somente o da delegacia ou disk 100.
Entre em contato com a Secretaria de Direitos Humanos para pedir orientações.
Faça busca em hospitais, posto de saúde, IML de sua cidade e região.
Todas as informações que tiver passe à polícia, principalmente para a investigação.
Faça o cadastrado no portal desaparecidos: Plataforma de Rede Social exclusiva aos desaparecidos em parceria com várias Instituições. Cadastre-se AQUI e conte sua história. O intuito é facilitar esses familiares e que tenhamos contato diretamente com mais segurança.
Para mais orientações acesse a Cartilha de enfrentamento ao desaparecimento com orientações e direitos feita pelo Ministério Público.
Voz e Visibilidade no Instagram