TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Zezé Flor dá receitas de Muita chuva.

17/02/2011








Muita chuva... Muito Sol... as plantas crescem muito, novas folhas, flores e frutos. Mas como nós, elas também padecem um pouco com tudo isso...

Neste verão intenso fique atento as suas plantas, a chuva com certeza é muito boa, lavas as folhas, rega, mas também lava o solo levando os nutrientes. É preciso dar uma boa reforçada com composto orgânico, húmus de minhoca nos vasos e no jardim. Porque como já dizia minha avó: "criança que não come, fica doente". As plantas também quando fracas, ficam muito mais suscetíveis às pragas e parasitas. Além disso, quando não chove, e para as plantas que não recebem chuva, a rega deve ser caprichada dependendo do caso até duas vezes ao dia, sempre nos horário que o Sol não está muito forte, fim da tarde e pela manhã. Seu termômetro deve ser a terra, coloque a mão e sinta se está seca... Terra com excesso de água também não é bom, principalmente quando a planta está em vaso à umidade também contribui muito para os fungos tomarem conta das suas plantinhas. É bom também, não deixar acumular folhas secas e galhos próximos ao seu canteiro, esse lixo orgânico é um ótimo criadouro para os bichinhos, recolha e junte na sua composteira.

Mas vamos com calma... Os nossos vilões não são tão ruins assim, cumprem seu papel na Natureza e fazem parte dela... Não precisamos combatê-los com muita violência e nem usar "armas químicas". Os defensivos agrícolas só devem entrar em ação quando todas as tentativas orgânicas falharem, eles deixam resíduos nas plantas, nos frutos e na terra. Se uma criança cheirar uma flor com veneno pode desencadear uma reação alérgica muito forte, isso vale para animais de estimação e para nós "gente grande". Com um pouco de paciência e dedicação afastamos os mal feitores... Para cada um tem um a receitinha caseira, aqui vão algumas delas:

Farinha de trigo: Esse é uns dos mais inocentes, funciona somente em dias secos e quentes. Dissolva 500g de farinha de trigo para 10 litros de água e 250 ml de detergente. Faça uma calda e borrife nas folhas infectadas sem fazer economia. A farinha seca e forma uma goma que gruda nos insetos que são levados ao vento ou caem a terra. Com essa armadilha você liquida ácaros, pulgões e cochonilhas. A parte chata deste método é que depois temos que lavar as folhas se for um jardim ou vaso interno, se estiver ao tempo é só esperar a próxima chuva de verão e está tudo certo.

Alho: O alho não dá voltinhas e vai direto ao sistema digestório dos insetos inibindo a digestão. Essa receita deve ser usada também como repelente, prevenindo que as colônias de animaizinhos se instalem. Observando seu jardim aplique nas plantas que são sempre atacadas, lembrando que nunca deve ser aplicado no sol quente. Outra vítima do combinado com alho são os nematoides. Quem são eles? São minúsculos vermes branquinhos que aparecem na terra e vão se alimentando das raízes de nossas plantinhas na calada e sem aviso matam as coitadinhas... Uma vez a cada mês você pode regar seu canteiro ou vaso com essa mistura, principalmente se estiverem em terrenos úmidos.
Duas cabeças de alho bem picadas, oito pimenta dedo de moça picadas (pode ser malagueta, aumente a quantidade picada, 50g de sabão de coco para 4 litros de água). Dilua o sabão e deixe de um dia para o outro a mistura descansar, coe e aplique.

Pimenta malagueta: E se os bichos são casca grossa... pimenta neles e é malagueta!!!!! Para combater grilos e lagartas e as vaquinhas um molhinho bem quente. Mas antes disso lembrem-se as lagartas viram borboletas antes de eliminar todas elas veja o tamanho do estrago que estão fazendo e pense no custo benefício... afinal as borboletas são grandes polinizadores.
Em um liquidificador coloque 1l de água com 250g de pimenta malagueta fresca, bata até virar um suco, coe e junte a mais um litro de água e três colheres de sabão de coco em pó aplique no fim do dia.

Gergelim: O gergelim atua como um agente secreto que se infiltra no formigueiro, é levado como alimento e apodrece toda a reserva de alimentos das formigas, obrigando o formigueiro a mudar de lugar. Coloque o gergelim em grão (claro ou escuro) na trilha das formigas sem colocar a mão para que não fique com seu cheiro.

Bom trabalho!!!

Zezéflor
Regina Bittencourt, se apresenta como jardineira. Gosta de estar sempre perto das plantas , descobrir seus segredos e a melhor maneira de cuidá-las. Trabalha na Granja há 18 anos.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR