Já Rolou - Feira de Trocas na Virada Cultural de Cotia
19/07/2024
No próximo domingo dia 21, das 10h às 12h no Parque CEMUCAM, acontece a 1ª Feira de Trocas do coletivo MulherAção Cotia. A ação acontecerá na também inaugural Virada Cultural da cidade, e vai permitir que o público troque itens entre roupas, acessórios, livros, utensílios, brinquedos… Tudo em ótimo estado e sem uso de dinheiro.
A 1ª Feira de Trocas do MulherAção é uma ação de economia criativa e circular alinhada com 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs), conjunto de 17 metas globais adotadas por todos os Estados Membros das Nações Unidas em 2015. Consumo Responsável, Redução de desigualdade e Cidades/comunidades sustentáveis são contemplados na ação que visa os ODs gerais que buscam qualidade de vida das pessoas, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos até 2030.
O coletivo MulherAção nasceu em 2016 como rede apoio para mulheres e suas famílias, atuando com formas de empoderamento social, educativo, político, assistencial e cultural. O grupo atuante e suprapartidário conseguiu por meio de abaixo-assinado uma emenda parlamentar para trazer o único Mamógrafo de Cotia, fizeram ações como “Mais mulheres na política” pelo Ministério Público em SP, realizaram o Fórum Internacional de Mídia Alternativa, entre outras. Durante a Pandemia distribuíram milhares de cestas básicas e outros benefícios alimentícios, higiene e limpeza, com apoio de ONGs parceiras. Projetaram cinema feminista na praça, esquetes artísticas, distribuição de livros e palestras, além de prestarem de 2020 até hoje, atendimento psicológico e jurídico gratuito para mais de 60 mulheres vítimas de violência doméstica em Cotia. "Faço trocas desde que colecionava papel de cartas. Para mim é uma prática cotidiana. Cheguei a trocar natação, parte da escola de filhos, dentista, terapias por serviços fotográficos. Eu tinha um fusca cor de rosa que se transformou no meu primeiro equipamento fotográfico, pois troquei com uma amiga. Fora as roupas de criança trocando com as amigas", diz Ana Alcantara, ativista socioambiental e cofundadora do MulherAção: "Na maioria das vezes, precisamos de coisas, e não de dinheiro e a feira de troca deixa isso muito claro. Só experimentando mesmo para sentir. Crianças e jovens costumam adorar. É super pedagógico e educação ambiental na prática", complementa Ana que frequenta Feiras de Trocas desde 2009.
Roupas impactantes
Vale lembrar que a indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, ficando atrás apenas da indústria petrolífera, conforme publicação da Global Fashion Agenda em 2022. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), ela é responsável por 8% dos gases do efeito estufa e por 20% do desperdício de água no mundo.Para produzir uma peça de jeans são gastos algo como 7.500 litros de água. Segundo especialistas, a decomposição de roupas pode levar centenas de anos quando feitas de fibras sintéticas. No Brasil são confeccionados cerca de 8,9 bilhões de peças por ano – ou cerca de 42,5 peças por habitante. No mundo, 30% das peças produzidas nunca serão vendidas. Essas peças não vendidas vão parar nos desertos de roupas como no Atacama, no norte do Chile.
Ação local pensando global com cultura
A 1ª Virada Cultural da cidade acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho no Parque Cemucam em comemoração aos 20 anos de Cultura Viva!
O evento de 3 dias propõe uma reflexão sobre a preservação do patrimônio ambiental local e celebra a rica herança cultural da cidade. Livre para todos os públicos, visa promover momentos de aprendizado, diversão, trocas e integração comunitária.
Confira só a programação:
Sexta (19)- Trilha monitorada e Samba de Roda (os portões do parque fecham a entrada às 18h)
17h: Trilha monitorada no parque
17h30: Documentário “Reserva do Morro Grande” - Cotiatododia & Moai Filmes
18h: Abertura Oficial: Exposição ODS
18h: Palestra: Formação de Cotia – Profª Drª Vilma Cristina Soutelo Assunção Noseda
19h: Samba de Roda – Grupo “Cultura popular vem aprender”
Sábado (20)-Exposições e apresentações artísticas
09h: Abertura da Exposição “Memória e Imagem da Cidade de Cotia” – Prof. Marcos Martinez
09h30: Abertura da Exposição “Print de Planta” – Por Luiza Zelada
10h: Palestra: Contando histórias de Cotia – Paulo Cezar Goulart
11h: Abertura da 3ª Edição do Projeto Conexões do Impacto Positivo
11h30: Mediacão: Luciane Bomfim – Ponto de Cultura IAME
11h30: Roda de Conversa “APNB & Cultura Viva” – Silvana Bárbara, da Contexto Produção Cultural
12h30: Almoço Tropeiro- mesa colaborativa de doces
13h: Escola de Capoeira Inchui & apresentações culturais
14h: Batalha de Expressões Artísticas – Performance sobre ancestralidade
17h: Documentário “Desejos de Memória” A História da Vila DRE’ da Reserva Florestal do Morro Grande – Profª Drª Vilma Cristina Soutelo Assunção Noseda
Domingo (21) Arraiá
09h: Oficina tintas naturais – Brincadeiras populares: Rodas do Brincar
10h: Feira de Troca – Economia Circular: MulherAção Cotia
10h: Intervenções Poéticas – Reconvenção, Sonia Marques
11h: Inimar dos Reis & Congada de São Benedito
12h: Almoço em mesa colaborativa de doces ?
Serviço:
Para Feira de Trocas
Dia 21/07 das 10h às 12h no Casarão do Cemucam*
Acesse para saber as regras e tals:
Virada Cultural de Cotia: dias 19, 20 e 21 de julho
Local: Parque Cemucam – Cotia/SP
Se puder responder o breve formulário, a produção agradece:
Evento gratuito e livre para todos os públicos.
Realização: Ponto de Cultura Instituto AME
Produção: Contexto Produção Cultural
Apoio: Arte Conecta, Secretaria do Verde e Meio Ambiente - Prefeitura de São Paulo e Secretaria de Cultura e Lazer - Prefeitura de Cotia
Leao
23 de julho a 22 de agostoSemana
favo...
Previsão Completa