Já Rolou - Formação política gratuita para mulheres em Cotia
09/02/2023
Um estudo publicado em 2022 no "Journal of Economic Behavior & Organization" apontou que a corrupção é menor onde mulheres participam em maior número no governo. A análise foi feita em mais de 150 países, entre eles o Brasil. Mulheres em nosso país ocupam apenas 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados; no Senado, são 13%. A lei que exigiu um mínimo de 30% de mulheres candidatas nas chapas foi importante, mas não é suficiente. A Emenda Constitucional 111, promulgada em setembro de 2021, determinou a contagem em dobro dos votos dados a mulheres e pessoas negras no cálculo da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições. A medida vale a partir deste ano até 2030.
Em Cotia, a última vez que tivemos mulheres vereadoras foi em 1982: Gilda Pompeia (PMDB) e Sonya Gaioto (PT). Passaram 40 anos e nunca mais uma representante feminina foi eleita em nossa cidade de 250 mil habitantes. Em 2020 o Mandato Coletivo Feminino(PSOL), quase chegou lá. Foram candidatas para vereança com 1052 (0,87% dos válidos), sendo que o vereador Iran Soares do PSC recebeu 1.034 votos e está eleito, isto devido ao PSOL não ter alcançado na cidade o tal do Quociente Eleitoral. Vale dizer que o Mandato Coletivo Feminino foi a primeira candidatura coletiva feminina no Brasil, alcançando 13 mil votos para deputada estadual em 2018, ganhou repercussão na grande mídia por ser o voto mais barato daquela eleição, contabilizando os valores dados pelo partido e quantos votos foram conquistados.
De olho nos incentivos de investimento em campanhas femininas, da relevância de mais mulheres na política e do empenho da vice prefeita Ângela Maluf na causa, a Prefeitura de Cotia, por meio da sua Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, iniciará em março o 1° Ciclo de Formação "Mulher, conheça a sua força Política" .
Todas as mulheres são convidadas. Não é necessário estar filiada a nenhum partido, nem ter experiência anterior na área. Basta reconhecer a necessidade de mais mulheres nesta área e ter vontade de atuar a favor de mais qualidade de vida para toda população da Cidade. Repasse para as amigas! Ir em grupo sempre fortalece este tipo de iniciativa.
"O objetivo desta formação é trazer profissionais especializados e qualificados para abordar o tema. Queremos trazer informação para quem pretende atuar politicamente. Somos uma secretaria da Mulher, temos que oportunizar eventos que encorajem, reconheçam, libertem, deem autonomia e empoderem as nossas mulheres. O poder público tem, sim, responsabilidade sobre isso", disse Ângela Maluf, vice-prefeita e titular da pasta.
A capacitação será ministrada por um time de convidados como: a professora Rose Machado, formada em Comunicação Social. Rose é ativista por mais mulheres na política e líder em políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança. Ela ficará responsável por falar sobre 'Democracia e a participação da mulher na política'.
Outra palestrante será a advogada Juliana Camargo que vai abordar o tema 'Recursos Eleitorais'; o Consultor em Marketing, Rodrigo Souza, conduzirá a apresentação sobre 'Marketing Político e Eleitoral' e, a advogada Alexandra Pericão falará sobre 'Direito eleitoral e Competências da União, Estados e Municípios'.
Inscrições para o 1º Ciclo de Formação 'Mulher, conheça a sua força política'
Dias: 6, 13, 20 e 27 de março
Horário: das 17h30 às 20h
Local: Auditório da Prefeitura de Cotia
Endereço: Avenida Prof. Manoel José Pedroso, 1347 – Jd. Nomura
Inscrições pelo Whatsapp: (11) 93937-1333
Público: Somente Mulheres
Gratuito
Libra
23 de setembro a 22 de outubroVênus e...
Previsão Completa