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Já Rolou - Mobilização e reunião em Cotia sobre os pedágios na Raposo Tavares

24/07/2024


Para debater sobre pedágio e mobilidade urbana, a sociedade civil organiza reunião para o dia 29 de julho no Auditório da AETEC.

O Governo do Estado de São Paulo tem avançado rapidamente em sua política de concessão de Rodovias.  O edital para a licitação do Lote Rota Sorocabana  já foi publicado e prevê a entrega das propostas dos interessados em outubro deste ano.

Fazendo parte dos 1.800 km previstos para concessões, o Rota Sorocabana abrange 460 km de rodovias. Ele é composto por trechos rurais operados atualmente pela ViaOeste e estradas sob gestão do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo). 

A concessão inclui doze rodovias e abrange 17 municípios (Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim). O projeto prevê 23 pedágios e investimentos em duplicação; implantação de faixas adicionais; novos dispositivos; novas obras de artes especiais; novas passarelas, acostamentos; e pontos de ônibus.

Pedágios em Cotia

A Raposo Tavares a partir do Km 34,06 está nesse lote. Está previsto um pedágio na altura do Km 39,  próximo ao trevo de acesso a Caucaia do Alto. Segundo o edital, ele já poderá funcionar assim que a concessionária escolhida assinar o contrato, ou seja, no primeiro trimestre de 2025. Esta medida irá impactar moradores e trabalhadores de Caucaia do Alto e Vargem Grande Paulista. O pedágio será bidirecional neste trecho e terá cobrança “free-flow”, que  funciona por meio de pórticos que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos que passam por eles.

O Lote Nova Raposo 

A Secretaria Estadual de Parcerias do Governo do Estado tem informado que em breve será publicado também o Edital do Nova Raposo. Inicialmente o trecho entre os kms 34 e 46 seriam do Nova Raposo, mas passaram para o Lote Rota Sorocabana. Ele prevê a instalação de 05 pedágios entre Cotia e São Paulo na Raposo Tavares.

Alternativas distantes

A linha 22 do Metrô, que tem previsão de interligar ligar Cotia e São Paulo, está com seu anteprojeto em elaboração, mas, segundo o Via Trólebus, até o momento a linha não parece nos mapas de investimento do governo do Estado.

Para que os lotes Nova Raposo e o Rota Sorocabana acontecessem, o projeto do DER para a Raposo Tavares na região, já com todo o detalhamento pronto e pago por Cotia e empresários da região, foi engavetado. Fruto de estudos rigorosos, iria colaborar com diversas intervenções para melhorar a acessibilidade na região, com ajustes diversos e viadutos no retorno da Granja Viana, no Parque São George e na altura do São Paulo 2. E o mais importante: Sem Pedágio.

Imposição

A ausência de audiências públicas em Cotia e outras cidades e a falta de  transparência em todo processo envolvendo o Nova Raposo e Rota Sorocabana tem incomodado muita gente de Cotia e região.  O Movimento Nova Raposo Não  já amealhou mais de 20 mil assinaturas em seu abaixo-assinado contra as alterações previstas.

Mobilização 

Diante da falta de transparência, será realizada uma reunião para debater com os munícipes de Cotia, Carapicuíba, Granja Viana, Caucaia do Alto, Vargem Grande Paulista e região os projetos Nova Raposo e  Rota Sorocabana, visando pressionar a Administração Estadual a ter um diálogo direto com as comunidades afetadas.

Serviço

Mobilização sobre os Pedágios na Raposo Tavares e região

Dia 29 de julho de 2024 às 19h00

Auditório da AETEC - Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Técnicos de Cotia

Av. Santo Antonio, 294 - Bairro do Portão – Cotia / SP



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