29/02/2012
Para os gregos, Malvaviscus é a planta que cura, na medicina natural é usado da flor a até a raiz, para o beija-flor é um dos mais apreciados néctares, e você já provou? Hum... tem gosto de infância... Se nunca provou, prove!!! Colha a flor madura, mas não murcha.
Tire o cálice verde (a tampinha) e sugue o melzinho da flor.....Cuidado para não ser flores que estão pulverizadas com inseticidas ou fertilizantes...É bom conhecer a procedência... melhor!!! Plante um na sua casa.
O malvavisco é um arbusto lenhoso, que se crescer livremente pode até alcançar 4m. Você pode ter um exemplar, ou um conjunto deles, ou ainda uma cerca-viva. As flores podem ser rosa claro ou vermelhas.
Eles preferem sol pleno, para que possam florir por todo ano.Quanto menos sol, menos flores.... Sua maior florada ocorre no verão e na primavera. Não tolera geadas, perde as folhas e voltam a recuperá-las quando volta a esquentar.
No plantio as covas devem ser preenchidas com terra boa enriquecida com composto orgânico ou húmus de minhoca, e as regas devem ser regulares, intercalando com as chuvas da estação. Ela é uma planta bem rústica, aceita poda e pode ser plantada por estacas.
Corte a estaca com 20cm, elimine as folhas, deixando somente algumas próximas a ponta. Plante em recipiente drenado e preenchido com terra vegetal e húmus de minhoca, na proporção de 2 húmus para 3 de terra vegetal. Enterre 23 , escolha um lugar ensolarado e regue frequentemente. Logo sua estaca soltará as raízes e , depois as novas folhas, quando isso acontecer, pode replantá-la no lugar definitivo. Para cerca-viva, bem fechada, plante em forma de um V, uma muda em cada vértice, com espaçamento de 30 cm.
Suas flores são delicadas e semi-abertas, e guardam o segredo da cura com muita doçura, a abelha jataí e os pequeno beija-flores são os guardiões e apreciadores desses segredos...