13/03/2026
Uma mobilização de cidadãos, frequentadores de parques e defensores de áreas verdes está reunindo assinaturas em um abaixo-assinado que pede a suspensão do projeto “Polos Gastronômicos em Parques”, proposta que prevê a instalação de estruturas comerciais para venda de alimentos e bebidas em diversos parques municipais de São Paulo. Entre os espaços citados está o Parque CEMUCAM, um dos principais parques da região da Granja Viana.
A petição, divulgada como uma Carta-Manifesto, manifesta preocupação com a possibilidade de concessões comerciais dentro dos parques e afirma que a proposta teria sido apresentada sem diálogo prévio com a sociedade civil.
Segundo o documento, o projeto prevê 46 permissões de uso distribuídas em 31 parques, com intervenções permanentes e temporárias para exploração comercial de alimentos e bebidas. Para os organizadores do abaixo-assinado, a iniciativa pode representar um processo de privatização e gentrificação de espaços públicos, afetando a função original dos parques como áreas voltadas ao lazer, convivência e preservação ambiental.
Os signatários também destacam que, diante do cenário de emergência climática, os parques urbanos cumprem papel essencial como áreas de respiro ambiental e contato com a natureza dentro das cidades.
Entre as reivindicações apresentadas no documento estão:
a suspensão imediata do projeto de polos gastronômicos nos parques;
a abertura de diálogo com conselhos gestores, especialistas e entidades representativas da sociedade civil;
a realização de debates públicos sobre os impactos ambientais, sociais e urbanísticos da proposta.
O tema voltou a ganhar repercussão na região após a divulgação da possibilidade de instalação de um restaurante no CEMUCAM, questão já abordada em reportagem do Site da Granja. A discussão envolve diferentes pontos de vista, entre eles a preocupação com a preservação ambiental do parque e o modelo de uso dos espaços públicos.
Quem desejar apoiar a mobilização pode acessar o abaixo-assinado no link:
https://c.org/G7fqtLCYBw
Mais informações sobre o tema e sobre a possível implantação de restaurante no CEMUCAM podem ser lidas na matéria já publicada pelo Site da Granja:
https://www.granjaviana.com.br/noticia/cemucam-podera-ter-restaurante-e-reacende-debate-sobre-o-futuro-do-parque
© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR