TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Alagamentos e encaminhamentos da rua Direita

01/12/2022



 A estação de chuvas mal acaba de começar e a Rua Direita, importante ligação entre a Granja e a Raposo Tavares no km 25, já apresenta alagamentos e enxurradas em dias de chuvas fortes.

O Site da Granja, procurou Cristiano Freitas, subprefeito da Granja Viana, que acompanha o caso há 20 anos.

“Desde a década de 90 o local já sofria alagamentos. A topografia da região, incluindo o Parque São George, é composta por morros e vales e a Rua Direita é a baixada entre montanhas. Há aproximadamente 8 anos, quando a subprefeitura era na Rua Direita, tínhamos sempre alagamento. A Prefeitura fez uma canalização para destinar as águas,
que chamamos de fase 1. Elas passam por baixo do EE Ary Bozan, pelo Parque Tereza Maia para ir ao encontro do braço de córrego que irá desaguar no Córrego Poscium”, esclarece Cristiano.

A questão dos alagamentos também se dá nas Ruas Cascavel e Rio Bonito 



Para resolver este problema, a obra prevê três fases interdependentes, sendo que a segunda passa obrigatoriamente por um terreno particular. “A segunda fase parou por conta de um entrave jurídico com um morador, que envolve dois processos: um de reintegração de posse e outro de desapropriação", afirma Cristiano, que prossegue: “Hoje só não foi minimizado este impasse por conta desses processos referentes à fase 2, que faz a ligação entre a canalização que passa pelo Parque Tereza Maia e a Rua Cascavel. A Prefeitura já ganhou em primeira instância”.


 A terceira fase já está praticamente concluída e canaliza as águas pluviais da Rua Cascavel para desembocar no córrego Poscium, aquele que passa pelo centrinho da Granja. 

Outro agravante são as mudanças climáticas que estão acontecendo no Planeta. Eventos extremos de muita chuva ou muita seca e muito frio ou muito calor são cada vez mais frequentes e na Granja Viana não seria diferente. “As trombas  d'água estão mais frequentes nestes últimos anos: Osasco, Taboão , Barueri… todos os municípios sofrendo do mesmo problema. A sorte é que são rápidas. Só a chuva acalmar que a enchente baixa.”, prevêCristiano.

 

No local, o Senai tem seu prédio construído em terreno cedido pela Prefeitura e é um dos interessados em resolver a questão. Ele providenciou o escoamento de águas pluviais em seu muro que daria vazão para as águas resultantes da Fase 2, tanto na Rua Cascavel, como dentro deste terreno em litígio. Podemos ver por imagens do Google Earth canos imensos da Prefeitura esperando sua destinação.

 

Enquanto a comunidade aguarda as decisões judiciais, as águas continuam a rolar. E inundar. 



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR