TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Atentado incendiário a ONG e biblioteca em Itapecerica da Serra

04/12/2023


Foram usados combustível e materiais para causar danos em toda a propriedade, com risco de se alastrar pelas casas vizinhas, diz Polícia Científica

A Preservar foi vítima de um atentado na madrugada de quinta, 30/11.

Muita Gasolina e pneus foram utilizados para incendiara sede, sendo que os portões foram totalmente destruídos e o fogo só não se alastrou por causa da chuva.

 “Uma pessoa veio aqui durante a madrugada com pneus e gasolina, procurou os portões daqui de entrada da biblioteca infantil e  do escritório também, e “tacou fogo” com gasolina, deu uma explosão muito grande, por pouco não pega fogo nas árvores, na mata, foi uma coisa bem agressiva, bem na calada da noite, um ato bem covarde”, disse Adriana Abelhão, responsável pela fundação da biblioteca e pelos rumos da organização Preservar.

O ataque visou não só  o movimento ambientalista Preservar, mas também a Bipi  - biblioteca infantil atuante em Educação Ambiental. 

“Isso demonstra a força de nossa defesa do meio ambiente e esse atentado tem que ser publicado para que fique claro que não nos intimidou e que não vamos recuar. Estamos tomando as providências cabíveis e precisamos de seu apoio.”,  disse Abelhão. 

Não é novidade

As tentativas não são inéditas e já aconteceram outras vezes. Abelhão recorda de uma outra tentativa de incendiar a biblioteca num sábado de manhã, a colocação de ratos na caixa d’água da biblioteca, além do contínuo arremessar de pedras dos telhados, visando a provocação de goteiras para a destruição dos livros da biblioteca. 

O deputado estadual Carlos Gianazzi esteve no local e acionou a Secretaria de Segurança Pública SSP/SP: “Não vai ficar só na delegacia aqui não, eu vou falar diretamente com o secretário de Segurança Pública de São Paulo. Se precisar, irei na Casa Civil, e faremos uma intervenção pesada para descobrir quem está cometendo este crime contra esse trabalho maravilhoso”, disse Gianazzi.

Perícia na sede da Preservar

A Polícia Científica fez a perícia do caso das explosões nos portões da sede. Constataram que o combustível e materiais foram usados para causar danos em toda a propriedade, com risco de se alastrar pelas casas vizinhas. Identificaram o uso de 4 pneus para potencializar a propagação do fogo. Trata-se de um atentado e um criminoso foi flagrado pelas câmeras de segurança. 

Ambientalista, Jornalista e Educadora, Adriana Abelhão está presente na luta socioambiental e pela preservação em Itapecerica da Serra - SP e região.  A Biblioteca Popular de Itaquaciara, um projeto de incentivo à Leitura e à Educação Ambiental Experiência foi por ela fundada há 14 anos.

Seu trabalho como educadora na associação busca o incentivo à leitura para crianças em fase de pré-alfabetização, alfabetizadas e adolescentes, por meio de contação de histórias, leituras públicas e arte-educação, utilizando elementos da natureza.

Está à frente das atividades de judicialização também da Preservar Ambiental, que expandiu suas ações civis públicas para outros estados. Um exemplo disse foi sua atuação na preservação do Morro Grande aqui de Cotia, nesta matéria.

A ONG Preservar nasceu em 2009 em Itapecerica da Serra, e hoje atua em todo o sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Por conta deste crescimento e para evidenciar esta atuação mais abrangente, o nome da ONG está mudando de Preservar Itapecerica para Preservar Ambiental.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR