22/07/2025
A nova unidade será erguida na Avenida Sebastião Davino dos Reis, em um terreno de 13.552 m², com área construída de 11.568 m² distribuída em quatro pavimentos. O projeto prevê uma infraestrutura completa para o atendimento materno-infantil, incluindo ambientes voltados à humanização do parto.
O projeto da maternidade contempla recepção, salas de espera e de atendimento, enfermagem, triagem, pré-consulta, serviço social, coleta de exames e farmácia. Também estão previstos nove consultórios, sendo três destinados à cardiotocografia (ECG), além de suporte de fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
A unidade contará ainda com quatro salas de pré-parto, cinco salas de parto cirúrgico e quatro para parto humanizado, além de dois berçários, 14 boxes de internação intensiva neonatal, sete boxes de UTI adulto, 16 quartos duplos e quatro quartos de isolamento. Banheiros adaptados e áreas administrativas completam a estrutura.
A proposta arquitetônica inclui uma praça frontal de 2.415 m² com áreas de convivência, playground, equipamentos de ginástica ao ar livre, bancos, floreiras, pergolados, iluminação, jogos de mesa e outros itens voltados ao acolhimento das famílias.
O estacionamento terá 43 vagas para funcionários e 15 para o público, com acessibilidade garantida por meio de vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência. Elevadores também serão instalados para facilitar o deslocamento interno.
De acordo com o secretário de Saúde de Barueri, Milton Monti, a maternidade foi pensada para seguir práticas atuais voltadas à humanização do parto, adotadas tanto na rede pública quanto na privada.