TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha completa 75 anos em Cotia

24/02/2022


Fevereiro é um mês de celebração no mosteiro Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, localizado em Cotia, mais precisamente, no centro da cidade. O local acaba de completar 75 anos de fundação e é a casa de 17 irmãs carmelitas – mas, ao longo dos anos, mais de 100 já viveram lá. A capela recebe fiéis diariamente para a missa  [veja abaixo] e, ao longo do dia, visitantes passam pelo local para conhecer e para pedir a interseção das irmãs - já que elas passam grande parte do dia em orações.

"Cotia tem um potencial de turismo religioso muito grande e a Secretaria de Turismo está focada em divulgar e fortalecer este nicho. O Carmelo está inserido neste cenário que queremos projetar para Cotia, já que muitos cotianos não conhecem, e para todo o estado", disse o secretário Nelson Broering. 

Engana-se quem pensa que Carmelo é interessante apenas para os religiosos. Envolto por muitas árvores e um bosque na frente, o local inspira paz e tranquilidade para quem quer relaxar, meditar, conhecer a gruta, fazer fotos e apreciar a exposição da arte em cerâmica pintada à mão pela Irmã Elizabeth. Sua pintura está presente nas paredes, inclusive em toda a parte interna da Capela.

"Não fazemos casamentos aqui, mas muitos noivos vem fazer fotos nesta área bonita do entorno com muito verde", disse a Madre Superiora Irmã Maria Ângela. "Mas também recebemos muitas pessoas que pedem oração, ajuda e nós atendemos. Entregamos roupas e alimentos que nos são doados por benfeitores", completou.

A Madre Primeira Conselheira Irmã Maria dos Anjos explicou que tudo que recebem passa por triagem. "Doamos coisas boas, o que não tem condição de uso é descartado", esclareceu. "E quem quiser fazer doação, pode trazer aqui porque estamos sempre recebendo pessoas em busca de ajuda", completou.

As irmãs carmelitas vivem reclusas e só deixam o mosteiro para compromissos essenciais, como consulta e tratamento médico. Estão sempre dispostas a ouvir os visitantes – ainda que de forma restrita - em um local chamado locutório, que é onde recebem membros da família. As visitas só não são aceitas na Quaresma e no Advento.

Ao longo do dia, as irmãs fazem muitas orações, atividades domésticas e se dedicam à arte. O material que produzem é comercializado e o recurso ajuda no orçamento do local. 

Roteiro religioso

Além do Carmelo, o roteiro religioso de Cotia tem outros locais que valem a pena conhecer como o Templo Zu Lai, maior templo  budista da América Latina que fica na Estrada Fernando Nobre, na Granja Viana.  Ainda na região da Granja está o tempo Odsal Ling, com elementos em sua arquitetura que remetem aos templos tibetanos tradicionais; é residência oficial de Lama Tsering e de Lama Norbu e fica na rua dos Agrimensores, na divisa com Embu das Artes. Completam o circuito religioso da cidade a Igreja Matriz de Cotia, com 305 anos de existência , o mais  antigo patrimônio histórico de Cotia.  Por fim, a Basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Arautos do Evangelho vem sendo divulgada no roteiro , embora fique na cidade de Embu das Artes, pelo fato de estar na divisa  das cidades e ser Cotia o principal acesso para a Basílica. 

Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha

75 anos de fundação em Cotia (1947- 2022)

Av. Prof. Joaquim Barreto, 162, centro

Missas: de segunda a sábado, às 6h30, e aos domingos, às 8h

Informações sobre visitação, batizado:

E-mail: monjascarmelitas.cotia@gmail.com | Tel.: 11 4703-2000


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR