27/01/2022
O início da vacinação contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade, trouxe um alívio para os pais e responsáveis. E também para as crianças.
Mas muitos pais acabam chegando nos postos de vacinação e indo embora sem que o filho ou filha tenham sido vacinados por falta de documentação adequada e por falta da informação adequada ou clara.
Em Cotia, por exemplo, a informação divulgada pela Secretaria de Saúde era que: “para a vacinação das crianças é exigida a presença de um acompanhante maior de idade, além da caderneta de vacinação da criança, documento com foto e comprovante de endereço”.
Mas não na prática não é só isso. É necessário também o CPF ou Cartão do SUS (Cartão Nacional de Saúde) única forma de a vacina ser inserida no sistema nacional de vacinação.
Nesta quinta-feira, na UBS do Parque São George, na Granja Viana, uma mãe que não será identificada ficou revoltada ao chegar no posto e não conseguir vacinar seu filho porque não possuía esses documentos. E não sabia que eram necessários.
Questionada, a Prefeitura disse que irá reforçar a divulgação das informações.
Em São Paulo, o RG de crianças e adolescentes pode ser solicitado em qualquer unidade do Poupatempo. O serviço de primeira via do RG para menores de idade pode ser realizado desde os primeiros dia de vida do recém-nascido.
Para ser atendido no Poupatempo, é obrigatório agendar data, horário e posto por meio dos canais digitais: Portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo.
A emissão do CPF também pode ser feita em algumas unidades do Poupatempo, em agências bancárias, cartórios ou até mesmo on line (sa ba mais)
Já o cartão do SUS é emitido pelas Unidades Básicas de Saúde, basta preencher os dados e a emissão é automática. O Portal Saúde do Cidadão (Conect Sus) disponibiliza uma área para fazer o pré-cadastro no CNS e gerar um protocolo de atendimento que será usado por uma unidade de atendimento para validar as informações e emitir o Cartão Nacional de Saúde.
A vacina está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cotia, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e, para agilizar o atendimento, é recomendável o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br).
Sábado, Cotia terá vacinação de crianças e de pessoas com doses atrasadas
Fique atento aos documentos necessários:
(Se não tiver cartão do SUS, levar a certidão de nascimento da criança para emitir o documento)