TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cartilha ensina sobre golpes digitais e como fazer o uso seguro da internet

21/03/2022


Cada vez mais presente na vida dos brasileiros, a internet é um importante aliado para as tarefas do dia a dia. Sem os devidos cuidados, no entanto, ela pode ser utilizada por criminosos para a prática de delitos patrimoniais e morais. 

De forma a orientar a população, a Secretaria da Segurança Pública produziu mais uma cartilha que reúne recomendações e orientações para auxiliar o entendimento destas modalidades criminosas, de forma que seja possível prevenir, enfrentar e fazer o uso consciente da internet e das redes sociais.

Quando usada para a prática de ofensas ou agressões, a internet afronta os direitos humanos, em especial da população mais vulnerável, sobretudo ao se extrapolar o direito à livre expressão do pensamento. Mulheres, crianças, adolescentes e outras minorias por vezes são atingidos com exposições inadequadas como forma de ameaçar e/ou envergonhar, por exemplo.

Além disso, a má utilização dos meios digitais também prejudica o comércio eletrônico, que vem crescendo nos últimos anos, e gera insegurança em relação a transações financeiras realizadas eletronicamente. A criação de anúncios ou perfis falsos para conseguir aproximação e confiança das vítimas, têm sido estratégias adotadas pelos criminosos.

Como prevenir golpes

Desconfie sempre de ofertas de prêmios ou ofertas desproporcionais aos valores praticados pelo mercado. Uma boa dica é sempre antes de finalizar uma compra online, por exemplo, avaliar a reputação da loja. Mais do que procurar saber sobre a 'imagem' da empresa, os consumidores devem verificar se ela é legalizada.

Nunca realize pagamentos, nem repasse informações pessoais ou de sistemas que permitam acesso a redes sociais. Lembre-se de nunca salvar dados de seu cartão para compras futuras. Os aplicativos de banco inclusive disponibilizam cartões virtuais, que são geradas para uma única compra. 

Além disso, uma boa alternativa também é realizar a verificação em duas etapas de seu whatsapp, email ou redes sociais e antes de clicar em um link verifique se o endereço para onde será redirecionado é verdadeiro.

Denuncie

Seja qual o crime cometido, é fundamental que a vítima denuncie. Em casos de delitos de intolerância, por exemplo, é preciso instruir, reprimir a ação dos autores e denunciar. A identificação da pessoa é possível e as polícias estão preparadas para identificar os criminosos.

Em caso de golpe, a Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e a Superintendência da Polícia Técnico-Científica orientam que sejam salvos todos os contatos, conversas, endereços eletrônicos e contas envolvidas no crime.

Todas essas dicas ajudam a prevenir crimes. Contudo, se ainda assim, você for vítima, compareça à delegacia mais próxima ou acesse a Delegacia Eletrônica. Clique aqui para fazer o download do documento completo e acesse as instruções detalhadas.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR