TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Casa de acolhimento com capacidade para 150 refugiados é inaugurada em Cotia

04/04/2024


Os governos estadual e federal inauguraram em Cotia, na manhã desta quinta-feira (4), uma casa de apoio para receber refugiados que chegam ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Batizado ‘Casa do Migrante Terra Nova III’, o espaço tem capacidade para 150 pessoas e oferecerá aulas de português, alimentação, apoio na emissão de documentos e acesso a políticas públicas e serviços de saúde.

Por razões de segurança, seu endereço exato não é informado. O abrigo conta com 79 suítes, oferece acessibilidade, refeitório, cozinha industrial, sala de atendimento individual, lavanderia e horta. Os acolhidos receberão quatro refeições diárias, além de atendimento social e psicossocial.

Para acessar as vagas, os refugiados devem acessar o Posto Avançado de Atendimento Humanizado, no Aeroporto Internacional de Gurarulhos.

Afegãos 

Os primeiros atendidos serão afegãos, que, desde 2021, vivem uma situação de instabilidade social. No início de março deste ano, afegãos acampados no saguão do aeroporto chegaram a ficar 20 dias sem tomar banho. Em junho de 2023, foi registrado um surto de sarna entre os refugiados.

As famílias afegãs começaram a entrar no país quando as tropas americanas encerraram os 20 anos de intervenção militar no Afeganistão e o grupo extremista Talibã voltou ao poder.

O governo brasileiro publicou, em setembro de 2021, uma portaria estabelecendo a concessão de visto temporário para fins de acolhida humanitária a cidadãos afegãos. 

Casas de Passagem Terra Nova I e Terra Nova II:

Localizados nos municípios de São Paulo e Guarulhos, os Serviço de Acolhimento na modalidade Casa de Passagem para migrantes, refugiados, solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas estrangeiras e nacionais, têm como objetivo acolher e atender de forma integral, migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade.

A Casa de Passagem Terra Nova I, foi inaugurada em outubro de 2014. O espaço já acolheu mais de 1.000 pessoas do Congo, Angola, Serra Leoa, Camarões, Gana, Guiné, Nigéria, Síria, Tunísia, Paquistão, Irã, Afeganistão.

A Casa de Passagem Terra Nova II foi inaugurada em fevereiro de 2023 e o espaço acolheu mais de 135 pessoas também do Afeganistão. Os migrantes/refugiados ficam, em média, seis meses no local. 


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR