TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Casos de Raiva em animais cresce na região de Cotia

26/03/2025


Segundo relatos, as autoridades competentes não têm dado a devida atenção. Existem casos também em Embu e Ibiúna.

O Site da Granja recebeu relatos alarmantes sobre os casos de raiva na região: o veterinário Marcello Cabrera relatou por e-mail e entrevista que estava se deparando com casos de raiva em herbívoros com muita frequência nos últimos meses, sendo que em Cotia foram mais de 8 casos positivos no último mês. 

Nessa situação, Marcello realizou as necropsias e notificou todos os órgãos competentes, incluindo o  Setor de Zoonoses e a Secretaria de Saúde de Cotia. Mais de 8 pessoas tiveram contato com os animais e por iniciativa própria foram tratadas preventivamente para a exposição ao vírus no Instituto Emílio Ribas, na capital, pois em Cotia não existe tratamento.

Doutor em Medicina Esportiva Equina pela Universidade Federal de La Plata, Marcello Cabrera atua em Cotia e região há mais de 20 anos e disse  nunca ter visto nada parecido. Ele diz que a situação fica ainda pior por conta da desinformação da população: quando o médico veterinário solicita autorização para coletar material para diagnóstico post mortem (necropsia), para notificar a doença, os tutores ficam com medo de receber alguma penalidade. Desta forma, desconversam ou simplesmente não autorizam, sumindo depois com o corpo do animal.

 “A população precisa ser avisada e uma campanha de vacinação de cães e gatos, cavalos, bovinos e pequenos ruminantes deve ser instituída para controlar a doença. Mas nada está sendo feito. Não sei mais a quem recorrer. Realizei as notificações aos órgãos competentes e nada.”, diz Marcello. 

A raiva não tem cura uma vez os sintomas apresentados, não importa a espécie acometida. Isso inclui os humanos. É uma zoonose de notificação obrigatória por parte do médico veterinário, mas muitos recém-formados não o fazem por desconhecer a legislação.

Após um caso relatado, Marcello disse que o Setor de Zoonoses de Cotia enviou uma veterinária em uma propriedade, que realizou uma vacina em uma cadela. Não houve visita aos vizinhos e nem andaram no bairro. Duas semanas depois, oito animais morreram no mesmo bairro.

SG – Nas mensagens que recebemos, você relata não só um aumento brutal no número de casos de raiva em herbívoros na região, como um total despreparo tanto da população quanto do poder público em relação ao fato, é isso?

Dr. Marcello - “O negócio está complicadíssimo e não é só em herbívoros, né? A raiva está acometendo cães, gatos animais silvestres e vai chegar no ser humano. Então se o poder público não tomar consciência e não informar as pessoas do que está acontecendo e se as pessoas não se protegerem, elas vão se contaminar e a raiva não tem cura, o que é um problema muito sério.

A raiva, ela leva de quarenta e cinco a noventa dias para a manifestação dos sintomas. Dois dias antes, a pessoa com raiva já começa a transmitir a doença. Você só consegue prevenir antes dos sintomas através da soroterapia, mas isso antes dos sintomas instalados.

Estou muito preocupado, estou atendendo muito bicho que está morrendo e o (Setor de) Zoonoses está fazendo pouco caso.

Em um caso recente, uma tutora pediu para eu fazer a eutanásia do cavalo dela, uma pessoa muito simples, humilde, não tinha condições de pagar o meu serviço. Falei 'então a senhora liga na Zoonoses, pois eles têm a obrigação de resolver' .

Em outro caso, eu notifiquei e a Zoonozes enviou uma veterinária de Cotia na propriedade, ela  vacinou um cachorro que tinha lá. Os cavalos ela não mexeu, eu já tinha vacinado, ela nem olhou, foi embora. Não avisaram os vizinhos, não divulgaram no bairro, não fizeram uma campanha de vacinação, não fizeram nada. Resultado: morreram mais oito animais no bairro na semana seguinte. E o problema é que a gente está falando de cavalo, vaca que está dando leite, boi, cabritos, carneiro, animais que as pessoas consomem e podem se contaminar, né? É muito grave, muito grave mesmo."

SG  - Vc já atendeu casos de raiva em cães, gatos ou amimais silvestres?

Dr. Marcello - Eu não atendo cão e gato, eu só trabalho com equinos, mas conversando com colegas da região eles comentam sobre casos, como um colega que trabalha aqui na região, que atendeu um sagui com raiva, e fez o diagnóstico também né? É obrigação de qualquer cidadão notificar, está na lei e não existe sanção ou penalidade para os donos que notificam. Para os profissionais da área da saúde existe sim uma penalidade no caso de omissão e é emitida pela Secretaria do Estado de Defesa Agropecuária e pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

SG - A notificação deve ser endereçada a quem? Poder municipal ou estadual?

Dr. Marcello - A notificação ela deve ser feita para os órgãos municipais, estaduais e federais. Nós somos obrigados a notificar todos os órgãos competentes, né? 

SG - Portanto os casos que vc atendou foram notificados, certo? Recebeu alguma resposta/retorno?

Dr. Marcello - Até o momento, o único contato que recebi foi de um veterinário do município vizinho de Ibiúna perguntando se o caso foi próximo à divisa dos municípios. Só.

SG - Vc situaria o possível foco em que região?

Dr. Marcello - Cotia, Embú e Ibiúna

SG  Esses onze casos que vc tratou diretamente, foram durante quanto tempo, mais ou menos?

Dr. Marcello - Esses casos tiveram no máximo um Intervalo de 90 dias.

O que fazer

Para notificar um animal com raiva, pode contactar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Não há informações sobre como entrar em contato com o Centro de Zoonoses de Cotia, mas pode ligar para os serviços de saúde de Cotia no telefone 4703-5544.

O que fazer se um animal morder alguém 

Procurar um médico ou ir imediatamente para um hospital

O médico irá decidir se você precisa ou não tomar vacina contra raiva

O que fazer para ajudar a controlar a raiva 

Notificar a existência de animais errantes nas vizinhanças de seu domicílio

Informar o comportamento anormal de animais

Providenciar a entrega de animais para coleta de material para exames de laboratório

A notificação imediata de ocorrências de determinadas doenças animais é fundamental para a proteção da Saúde Pública


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X







































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR