TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cerca de 26,1 mil crianças de 5 a 11 anos devem ser vacinadas contra Covid-19 em Cotia

13/01/2022


“Estamos com tudo pronto para mais uma etapa da imunização”, postou o Prefeito de Cotia Rogério Franco (PSD) em seu perfil pessoal nesta quinta-feira (13). Ele se referia à vacinação contra covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos de idade que deve iniciar na próxima semana em todo o Brasil. 

Em Cotia, a prefeitura ainda não divulgou quando começa a vacinação, uma vez que depende da distribuição das vacinas pelo Estado. A estimativa é de que  26,1 mil crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, sendo que o maior público, segundo dados da Fundação Seade, está entre os que têm entre 7 e 10 anos (cerca de 14,4 mil), seguido pelos que têm entre 4 e 5 (cerca de 7,8 mil) e, com 6 anos, a cidade tem aproximadamente 3,8 mil crianças. 

Desde o início da pandemia, 486 crianças até 9 anos de idade testaram positivo para covid-19 em Cotia, o que corresponde a 2,8% dos infectados. Os relatórios da Secretaria de Saúde do Estado não apresentam dados sobre as outras idades. De acordo com os boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde de Cotia, uma criança de 11 anos morreu por complicações da doença. 

O primeiro lote de vacinas chegou no Brasil na manhã desta quinta-feira (13) no aeroporto e Viracopos, em Campinas, uma remessa com 1,2 milhão de doses que serão distribuídas aos estados e municípios. 

Segundo o ministério, as doses serão distribuídas de forma proporcional aos estados e ao Distrito Federal, de acordo com a população-alvo. As doses começam a ir para os estados nesta sexta-feira (14).

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização de crianças será feita por faixa etária, com prioridade para os que têm comorbidades, ou seja, portadores de deficiência permanente. A prefeitura de Cotia ainda não divulgou como será feito o agendamento na cidade. Enquanto isso, pais já podem fazer o pré-cadastro das crianças no Vacina Já. 

O pré-cadastro é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.

A estimativa é de que 4,3 milhões de crianças comecem a ser vacinadas em todo o Estado de São Paulo assim que as doses forem liberadas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), do Ministério da Saúde, o intervalo entre as duas doses deve ser de oito semanas. Os pais devem estar presentes na imunização dos filhos e se isso não for possível, a aplicação deve ser autorizada em termo de consentimento assinado por eles.

Plano para vacinar crianças contra Covid está pronto, diz governador de São Paulo

Recomendações

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, no início do mês, uma série de recomendações sobre a vacinação infantil. A agência sugere que a imunização ocorra em sala separada da de adultos e que a vacina não seja administrada no mesmo período de outras do calendário. Por precaução, é recomendado intervalo de 15 dias.

A Anvisa também recomenda que seja evitada a vacinação de crianças no esquema drive-thru (dentro do carro); que elas fiquem em observação no local por 20 minutos após receber a dose; e que os profissionais de saúde informem os pais sobre possíveis efeitos adversos do imunizante, como dor, inchaço no local da aplicação e febre.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR