TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Coleta e reciclagem de lixo em condomínios garantem sustentabilidade e renda para famílias cotianas

16/07/2021


O que você faz com as cápsulas do cafezinho espresso que consome no escritório ou em sua residência? E aquela esponja de lavar louça que já ficou velha? E os marcadores e texto, lápis, canetinhas que as crianças não usam mais? 

Pois esses e tantos outros materiais podem ser reciclados. E em Cotia, essa missão é da Coopernova Cotia Recicla, cooperativa de reciclagem que nasceu em 1999, quando um grupo de moradores do Jardim Nova Cotia, liderados por Marly  Andrade, decidiu atuar para acabar com problemas de lixo e sujeira no bairro. 

Passados 22 anos, a Coopernova recicla atualmente mais de 200 toneladas de lixo por mês – no último mês foram 212, mas já chegou a 270 toneladas – e tem capacidade para chegar as 300 toneladas, segundo sua fundadora e presidente Marly. 

A Coopernova realiza a retirada de materiais em residências, escolas e colégios do município, entidades, ONGs, condomínios e empresas. Todo o material recolhido é separado, prensado e enviado para indústria de reciclagem, que se tornam um novo produto. E o meio ambiente agradece.

Além de ajudar a cuidar do meio ambiente, a coleta e reciclagem de lixo garante o sustento de 48 famílias de cooperados que realizam o trabalho, cada um recebe em média R$ 2 mil por mês. 

Segundo Marly Andrade, atualmente a coleta é feita em 80 condomínios da cidade de Cotia e 5 bairros, principalmente no Parque São George, na Granja Viana. Ela pontua a dificuldade de manter a coleta em bairros pois neles também há atuação de catadores independentes e sobra pouca coisa. 

Leia também:  Seu condomínio ou bairro podem fazer coleta seletiva e a Coopernova recolhe

Moradores de bairros e condomínios que não são atendidos pela coleta, podem deixar os recicláveis nos postos de entrega voluntárias distribuídos em 3 pontos da cidade [veja abaixo]. 

Vidro e papel são os produtos com maior demanda. Mas Marly faz um alerta para que as máscaras descartáveis que vem sendo muito utilizada para a prevenção do coronavírus não podem ser colocadas junto ao lixo que será coletado.  O mesmo alerta vale para pilhas e lâmpadas fluorescentes por conterem produtos nocivos à saúde. 

O que pode ser reciclado na Coopernova: 

- VIDRO: garrafas, copos, potes, frascos de vidro. Não se esqueça de embrulhar o vidro caso esteja quebrado. Evite acidentes;

-  METAL: latas de alumínio (sardinhas, cerveja, sucos, refrigerantes) e aço, latas de óleo, ferragens, canos, arame, pregos, parafusos, esquadrias, produtos de cobre, ferro, zinco e latão;

- PLÁSTICO: garrafas de água, tampas, brinquedos, embalagens de refrigerantes, produtos de limpeza e higiene, bacias, baldes, sacolas, potes de alimentos, cadeira de plástico, copinho descartável;

- PAPEL: caixas de papel e papelão, caixa de leite, cartolina, envelopes, fotocópias, folhetos, papel sulfite, revistas, livros, rascunhos, jornais, caixa de pizza, rolo de papel;

- RESÍDUO ELETRÔNICO : televisão, computadores, notebooks,  impressoras, mouses, teclados, scanners, celulares, carregadores, eletroeletrônicos e eletrodomésticos;

- PVC: canos e tubos e forro de PVC;

 - ISOPOR: de embalagens eletrodomésticas/eletrônicas.

O que NÃO é reciclável na Coopernova

Bandejas de isopor;

Pilhas, baterias e lâmpadas em geral;

Madeiras;

Móveis e estofados;

Borrachas;

Tecidos;

Embalagens metalizadas (café, salgadinho, macarrão, entre outras);

Guardanapos usados e Papéis Sanitários (papel higiênico, absorvente);

Pontos de Coleta Voluntária

- Supermercados Pedroso 

Avenida Professor Manoel José Pedroso, 340, centro de Cotia

- Pão de Açúcar  (Granja Viana)

Rodovia Raposo Tavares s/n km 23,5 - 

- Assaí

Estrada do Embu, 162 – Moinho Velho, Granja Viana

Para saber mais: 
Coopernova Cotia Recicla
Tel 4243-1810
www.coopernovacotiarecicla.com


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR