30/09/2013
Outubro é o mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Popularmente conhecido como “Outubro Rosa”, a data é reconhecida no mundo todo. Em Cotia duas ações se destacam: uma campanha da prefeitura e a confecção de colares simbólicos por um grupo de mulheres da Granja Viana.
A prefeitura vai entreguar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica e Clínica da Mulher cerca de 12 mil folders informativos sobre a doença. O prédio da Secretaria da Saúde e da Clínica da Mulher deverá ser iluminado na cor rosa, como símbolo na luta contra o câncer. Os enfermeiros responsáveis nas UBS também farão palestras com distribuição dos folders.
Hoje, o município conta com o atendimento do médico mastologista na Clínica da Mulher que é o responsável em detectar o nódulo ou cisto na mama e encaminhar ao hospital de referência especializado. A mastologista atende em média 40 pessoas semanalmente. O ultrasson de mama é realizado na própria clinica e a mamografia no Hospital Regional de Cotia.
De acordo com levantamento realizado pela Secretaria da Saúde, nos últimos três meses, foram detectados 15 casos de nódulo ou cisto na mama da mulher e encaminhados para um hospital realizar a pulsão ou biopsia. Em julho, foi um caso. No mês de agosto, 10 encaminhamentos e em setembro quatro casos.
Colar da Vida
Para alertar sobre a gravidade da doença e a possibilidade de cura quando a descoberta é precoce, um grupo de mulheres da Granja lançou no dia 1º, a campanha Colar da Vida. Elas próprias fabricaram colares cor de rosa com contas representando os diversos tamanhos de nódulos que são encontrados nas mulheres portadoras da doença. As vendas acontecem na Casa di Regalo na Avenida São Camilo, 980 (Granjardim) entre outros pontos da Granja. Toda a renda será revertida para a Casa de Apoio.
Outubro Rosa
Popular internacionalmente e conhecido como “Outubro Rosa” movimento de disseminação de informações sobre o câncer de mama é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A ação começou nos Estados Unidos, onde vários Estados promoviam atividades isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.