02/06/2010
A Secretaria Municipal da Saúde promoveu na quinta-feira (27/5), no Salão da Delegacia da Granja Viana, apresentação dos membros e da nova diretoria do Conselho da Saúde de Cotia. O evento contou com a presença de coordenadoras e enfermeiras da Saúde e de lideranças de bairro.
O Conselho tem a função de assegurar que saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido políticas sociais e econômicas que visam a redução de risco de doenças e de outros agravos, através do acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção, recuperação e reabilitação.
O Secretário da Saúde - Dr. Claudio Saraiva, deu início à reunião com uma apresentação de todos os eventos e campanhas realizados pela Saúde em 2009, projetos da Secretaria e falou sobre as Unidades Básicas de Saúde, Pronto-atendimentos, Clínica da Família, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), a comissão de Ética da Enfermagem e outros.
Dr. Claudio Saraiva ressaltou a importância dos membros do Conselho e da participação que cada um terá no Plano Municipal da Saúde. "Todas as ações terão aprovação do conselho", disse.
A Secretária da Mulher, Ângela Maluf, falou da união das Secretarias Municipais e da integração entre elas, do trabalho desenvolvido por todas lembrando que o Conselho Municipal é de extrema importância para a Secretaria.
Para o delegado da Granja Viana, Dr.Alexandre Palermo a participação da sociedade é necessária. "As pessoas estão cada vez mais participativas, isso é bom para uma sociedade melhor e mais prestativa", falou.
O Secretário-adjunto da Saúde- José David B. Xavier, destacou o desafio da Saúde que deve ser superado 24h por dia, mencionou o atendimento nas unidades e a busca por um padrão de atendimento com qualidade. Destacou o papel fundamental do Conselho para fiscalizar as ações e, principalmente, avaliar o atendimento da saúde no município, trazendo propostas ao grupo, para cada vez mais se buscar meios de aperfeiçoar a saúde.
A nova diretoria eleita para exercer o mandato no biênio é composta por: Dr. Claudio Saraiva (presidente); Edson Silva (vice-presidente); Neide Bizarro (1ª secretária) e Agostinho Ferreira (2º secretário). As reuniões serão realizadas na última quintas-feira de cada mês, às 15h, em local a ser definido.