TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Coração sob pressão

17/08/2023



Pressão alta em adolescentes, sequelas de COVID, laudos feitos por robôs  e sedentarismo são evidências do aumento de problemas cardíacos atuais. Conversamos com a cardiologista da clínica Avalon, Dra. Sandra Fortes, que nesta entrevista palpitante esclarece sobre cuidados, atenções e medidas para a boa saúde do coração.


SG: Pressão alta enfraquece o coração?

Dra. Sandra – A pressão alta é uma doença silenciosa que compromete não só o coração. Impacta todo o organismo, inclusive fortemente as funções renais.  Antigamente, a pressão alta vinha acima dos 50 anos por uma questão natural do envelhecimento, que a gente não tem como fugir. Assim como o corpo, a pele, envelhecem, as artérias envelhecem também, elas ficam enrijecidas. Esse enrijecimento das artérias vai fazer com que a pressão fique mais alta, com o passar dos anos. O que está acontecendo é que a pressão alta está aparecendo em pessoas mais novas e até em adolescentes.

SG: Quais os maiores fatores de risco?

Dra. Sandra: É uma doença multifatorial, ou seja, não tem uma única causa e por isso ela não tem cura também. Esses  múltiplos fatores fazem parte do estilo de vida atual, como a alimentação - fast food, frituras, alimentos industrializados, aumento de peso, sedentarismo, hereditariedade... tudo isso levou a uma precocidade no aumento da pressão das pessoas, dos adolescentes principalmente. Outros casos recorrentes são as sequelas da COVID  que geraram afetação cardíaca.

SG: Não tem cura?

Dra. Sandra: Não tem cura. Uma vez que a pressão permaneceu alta, o corpo já vai se adaptando e esta reação vai comprometendo a vitalidade do organismo inteiro. O diagnóstico de pressão alta, quando ele é feito, tem que ser verificado no consultório médico. Acima de 14X9, medidas em duas ocasiões diferentes, já é considerado pressão alta. Quando um nível acima de 18X11 já é dado na primeira medida, não precisamos de confirmação. Quanto antes tiver o hábito de checar a pressão, melhor.

SG- E sobre os sintomas da pressão alta?

Dra. Sandra: A maioria das pessoas pensa que está relacionado com dor de cabeça, tontura, e isso é um mito. Não existe relação direta entre dores de cabeça e tonturas com a pressão alta, porque os níveis de pressão para que se chegue a ter sintomas precisam ser muito altos, com mínimas acima de 11, o que dificilmente acontece. Na grande maioria das vezes, uma dor qualquer vai aumentar a pressão e não é o melhor momento para fazer as medições.

SG – Sobre máxima, mínima e frequência de medições?

Dra Sandra: O ideal é que a gente tenha esse costume de verificar a pressão frequentemente. Quem não tem em casa o aparelhinho, tudo bem, indico ir ao posto de saúde, consultório médico, farmácia e verificar. Efetuar uma consulta médica a cada 06 meses a partir dos 30 anos, é o ideal, mas antes disso pode ser que seja necessário. Podemos ver os sinais, um nível abaixo de 12X8 é considerado ótimo,  mas tem aí uma faixa, entre o 12X8 até chegar ao 14X9. O intervalo entre 13, 13,5, já é um alerta. Agora quando chegou ao 14X 9, acima disso, é um diagnóstico considerado pressão alta.

SG – Dadas as medições, a pessoa está hipertensa. O que fazer?

Dra. Sandra: Aqui na clínica Avalon realizamos consulta, tratamento e exames com entregas muito rápidas.  Começo com o eletrocardiograma, onde conseguimos informações básicas: nesse simples traçado, podemos observar se o coração tem ou não sinais de sobrecarga. Outro exame importantíssimo, do qual  existe uma carência na região, é o teste ergométrico com resultados no mesmo dia. É muito importante que os exames sejam feitos com o cardiologista. Os laudos errados chegam com 50% de erro. É muito alto. Precisa trazer o traçado em papel milimetrado, porque infelizmente só o laudo não é confiável, mas é a conduta da maioria dos planos de saúde. 

SG – Vocês aceitam plano de saúde?

Dra. Sandra: Não, e um dos motivos é esse que eu mencionei, aqui é muito mais humanizado, o atendimento, os exames, quando ele não tem a cobrança do plano. Perde muita qualidade, então eu prefiro fazer um atendimento melhor com preços acessíveis. Fora da clínica, eu ainda trabalho com plano de saúde e tenho pena dos pacientes. Não estou falando da consulta, estou falando dos exames - eles chegam com o resultado, ficam com o Mapa 24 h por exemplo, e quando chega no meio do exame, o aparelho desligou por problemas técnicos. Acontece muito. 

SG - O que mais a encanta nesse órgão palpitante chamado Coração?

Dra. Sandra: Puxa, muitas coisas! Eu acho muito interessante o simples fato dele nunca parar, nunca, nunca descansa. Os outros órgãos sim, descansam e o coração segue ali. Ele é  autônomo, automático e incansável para toda a vida! Não é algo suficiente para ser grata ao meu coraçãozinho e cuidar dele? 

Serviço:

Clínica Avalon

Open Mall The Square - SP 270, 22 Bloco A, Sala 406

WhatsApp: (11) 95035-2700

Atendimentos de domingo a sexta. Dias de semana das 7h às 20h

Site: clinicaavalon.com.br

Instagram: @clinica_avalon



Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR