14/02/2023
Localizada em Cotia na Raposo Tavares no nº 2600, dentro do Pequeno Cotolengo Paulista, a ABRAHIPE – Associação Brasileira de Hippoterapia e Pet terapia é uma associação civil que faz ações socioassistenciais a pessoas com deficiência. Hoje atende mais de 120 pessoas.
A instituição oferta um serviço de média e alta complexidade de inclusão de pessoas com deficiência em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Para acessar este serviço basta ser morador de Cotia e ter perfil de atendimento para realizar cadastro único no CRAS e laudo atualizado com CID. Após triagem técnica a ficha é encaminhada à central de vagas do município que repassa para avaliação da instituição.
Terapia que utiliza o cavalo como parceiro junto com uma equipe multidisciplinar, buscando uma melhora motora e psicológica dos atendidos. O atendimento é individualizado.
Essa oficina utiliza além das técnicas de artes e leitura, os cães, que atuam como motivadores na estimulação e reabilitação, gerando um sentimento de afeto e aceitação da atividade, melhorando a autoestima e a comunicação dos atendidos.
Na oficina de música, os atendidos são estimulados a se expressar conforme suas habilidades, desenvolvendo o foco, a expressão, a percepção musical, a criatividade e a sensibilidade.
Estabelece a manutenção/fortalecimento de vínculos familiares, orienta sobre políticas públicas para pessoa com deficiência através de rodas de conversas com discussões reflexivas e troca de informações sobre possibilidades de ações inclusivas.
O paciente com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é preparado com intuito de aprimorar seus aspectos sociais, habilidades e comportamentos. Esta intervenção utiliza a metodologia ABA (Applied Behavior Analysis). Durante essas oficinas, utilizamos música e outros recursos de interesse dos atendidos, como brinquedos, jogos e artes.
Instagram: @abrahipe
Site: www.abrahipe.org.br
Para a manutenção dos serviços prestados contamos com a ajuda de empresas privadas, além da parceria com a Prefeitura de Cotia.
Em conjunto com a Hípica Santa Terezinha, a prefeitura de Carapicuíba oferece o serviço de equoterapia para pessoas com deficiência do município. A parceria conta com cerca de 100 crianças e adolescentes com deficiências.
Semanais, as aulas duram em média de 30 minutos. Os alunos são acompanhados por uma terapeuta e dois condutores. A equoterapia utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando melhorias biopsicossociais.
afirma Eliane Baatsch, Coordenadora da Hípica Santa Terezinha.
As famílias que precisarem do serviço devem estar cadastradas no CadÚnico, procurar a Secretaria de Assistência Social para realizar a inscrição e após avaliação, a criança é encaminhada para a equoterapia. Na Hípica é feita uma nova análise com a equipe multidisciplinar do local para traçar o profissional que acompanhará a pessoa com deficiência na equoterapia.
Av. Celeste, 178 – Centro
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas