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Cotia e o Estado de São Paulo sem os ônibus da RTO

24/05/2023


O fim dos micro-ônibus na linha 35

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), subordinada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, interrompeu a utilização dos micro-ônibus que integram a RTO (Reserva Técnica Operacional), antigo Orca (Operador Regional Coletivo Autônomo).

O Projeto Orca, criado incialmente como transporte suplementar entre as linhas do metrô em 2000 ganhou, através de edital pelo então govenador Mario Covas, a finalidade de suportar a sobrecarga das linhas convencionais em 2006. Provisória, tinha prazo de funcionamento de 10 anos, portanto até 2016. 

Este edital foi alvo de mais de 90 impugnações, pois não observava o processo natural de licitações que regem todo e qualquer serviço adquirido pelo poder público. 

Em 2016, para não causar o caos no transporte dos passageiros, o Governo do Estado consentiu que os veículos do Orca fossem rebatizados como RTO e continuassem transportando passageiros, com assentimento da Secretaria de Transportes Metropolitanos e da EMTU, até que se realizasse nova licitação, que não aconteceu até os dias de hoje.

Após uma ação iniciada pelo Consórcio Intermunicipal da Bacia do Juquery, o processo chegou até o STF (Supremo Tribunal Federal), que declarou em 15 de maio de 2020 ilegal a atividade do sistema RTO e determinou a cessação desses serviços.

Esta decisão valeu para toda e qualquer contratação nestes moldes. Transitada em julgado, foi definitiva, não cabendo mais recursos. 

Gradualmente, os validadores (os aparelhos que registram todo a movimentação em uma condução) instalados nas vans e nos micro-ônibus da RTO, começaram a ser desligados em dezembro de 2022 pelo CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes). 

De alternativo para clandestino

Foi quando a Coopermega (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Autônomos de Passageiros e Carga Seca), responsável pela operação das vans e micro-ônibus do transporte alternativo intermunicipal em Cotia entrou em cena, tentado dar continuidade ao serviço, procurando inclusive o vereador Sérgio Folha para tentar resolver a situação. 

Apesar do tempo decorrido, a EMTU enviou comunicado aos operadores RTO que deveriam encerrar suas atividades de transporte público intermunicipal no domingo. 21/05.

Segundo a Copermega, o quadro dos transportes intermunicipais de Cotia foi prejudicado, pois a EMTU só colocou 6 ônibus extras para suprir a demanda.

O Site da Granja perguntou e a EMTU informou que 10 linhas de ônibus intermunicipais na Grande São Paulo tiveram seus horários modificados e viagens adicionais para atender a nova demanda.

Todas as linhas para Cotia/SP ganharam acréscimo de partidas:

As novas tabelas passaram a valer a partir desta segunda-feira, 22/05:

035 (Intervias) — Cotia (Mirante Da Mata)/ São Paulo (Metrô Butantã); 

Reprogramação na tabela de horários da linha, com acréscimo de 28 partidas aos dias úteis. Em dias úteis, as saídas são de 10 em 10 minutos.

297 (Intervias) — Cotia (Caucaia Do Alto)/ São Paulo (Metrô Morumbi): 

Reprogramação na tabela de horários da linha, com acréscimo de 16 partidas aos dias úteis e quatro partidas aos sábados.

396 (Intervias) — Cotia (Terminal Metropolitano Cotia)/ São Paulo (Metrô Butantã); 

Reprogramação na tabela de horários da linha, com acréscimo de 34 partidas aos dias úteis.

508 (Intervias) — Cotia (Jardim Japão)/ Cotia (Portão); 

Reprogramação na tabela de horários da linha, com acréscimo de duas partidas aos dias úteis. 


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