TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia inclui no Calendário Oficial o Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana

07/08/2023


Está instituído e incluído no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de Cotia o “Dia Municipal das Religiões de Matriz Africana”, a ser comemorado em todo 21 de março.

Por que o 21 de março?

Em janeiro deste ano, o Presidente Lula escolheu o 21/03 para ser o “Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”. Publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 6 de janeiro de 2023, foi assinado pelas ministras da Cultura, Margareth Menezes, e da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A inspiração para este dia partiu da escolha da Organização das Nações Unidas (ONU) dessa data como “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial”.

O 21 de março é conhecido como o  Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial por ter sido marco na batalha pelas conquistas de direitos sociais para a população negra.  A data é em memória às 69 vítimas fatais do “Massacre de Sharpeville”, ocorrido em 1966, na África do Sul, nesse dia. Em meio ao apartheid, 20 mil pessoas negras protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe, que previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação nos quais constavam os locais aonde eles poderiam ir, quando tropas do exército local começaram a atirar contra os manifestantes – 186 pessoas ficaram feridas após o massacre.

Em Cotia

Reconhecendo oficialmente essas religiões seculares e todas as suas contribuições, a então prefeita em exercício, Ângela Maluf, decretou marcar esta data com o objetivo de mobilizar a sociedade cotiana, promovendo atividades culturais que visem o debate, a reflexão e o aprofundamento do conhecimento deste importante segmento.

Um reconhecimento desses movimentos que tanto ajudaram o nosso país na construção da nossa cultura, costumes e história.

E sim,  contribuir para desmitificar e erradicar o preconceito e a discriminação sofridos pelos seus seguidores, tão presente na sociedade. 

A responsabilidade de realização desses eventos é dos grupos e entidades voltados às religiões de matriz africana na cidade, podendo a Prefeitura, por meio de seus órgãos competentes, prestar apoio e colaboração por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

O Decreto entrou em vigor em 21 de julho de 2023.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR