TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 | Quem Somos | Anuncie Já | Fale Conosco              
sitedagranja
| Newsletter

ASSINE NOSSA
NEWSLETTER

Receba nosso informativo semanal


Aceito os termos do site.


| Anuncie | Notificações
Voltar

Cotia não vai ter nem metrô nem monotrilho e sim VLT

11/01/2024


O Metrô de São Paulo voltou a citar sistemas de menor capacidade para operação da futura linha 22-Marrom, que vai ligar as cidades de São Paulo e Cotia, com 29 quilômetros de extensão e 19 estações.

No relatório integrado 2022, que faz uma espécie de balanço do ano passado e projeções para o futuro, a operadora cita “metrô mais leve” para um atendimento menos demandando.

“Devido às mudanças urbanas, à oportunidade de atendimento a USP, à atualização com os dados da Pesquisa OD 2017 e à necessidade de adequar a tecnologia de uma linha menos carregada, foram realizados estudos prévios de traçado e tecnologia de metrô mais leve – carro mais estreito e curto, permitindo túneis menores e estações mais curtas para a linha.” – diz o documento.

O  “metrô leve” se refere a Veículo Leve sobre Trilhos  - VLT.  

Em 2021, O diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER, disse que a operadora estuda a adoção de Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT na nova linha 22.

Meca disse que há análises sobre o custo do meio de transporte. “O caso da Linha 22-Marrom, uma linha que deve chegar ao município de Cotia, tinha um projeto inicialmente só de Metrô, a gente lá atrás discutiu monotrilho, mas o viário não permite. Então é uma linha que nós estamos pensando em algum outro modal, de tal que forma que possamos viabilizar no menor custo e consiga atender adequadamente a demanda.”

O que é VLT?

O VLT ou Veículo Leve sobre Trilhos é um nome diferente para trens que circulam no nível da rua de capitais, como é o caso de Santos, Rio de Janeiro e Recife. Como o próprio nome já diz, é mais leve em comparação ao trem e metrô porque suas composições são menores e transportam menos passageiros. Dessa forma, ocupam pouco espaço e fazem menos barulho ao passar. 

Diferente das estações de trem e metrô, as do VLT não têm catraca de acesso. O pagamento é feito dentro do vagão, o que faz esse modal lembrar os antigos bondes que faziam parte dos retratos urbanos do começo do século passado. 

A vantagem do VLT é que ele é um modal de baixo custo e se encaixa amigavelmente na paisagem urbana, sendo alternativa nos centros das grandes metrópoles para cobrir pequenos trajetos e complementar outros meios de transporte, como os próprios trens e metrôs. É mais uma maneira dos projetos de mobilidade urbana garantir a multimodalidade, tornando mais fácil e rápido o trajeto das pessoas que circulam na cidade.


Notícias Relacionadas:


 
TENHA NOSSAS NOTÍCIAS DIRETO NO WHATSAPP, CLIQUE AQUI.

Pesquisar




X

































© SITE DA GRANJA. TELEFONE E WHATSAPP 9 8266 8541 INFO@GRANJAVIANA.COM.BR