15/07/2025
Mais de 30 motoristas foram autuados, principalmente por dirigir sem habilitação
Na última semana, foi realizada em Cotia a Operação Direção Segura Integrada, ação conjunta entre o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP). As abordagens aconteceram em dois locais do município: na região central e em Caucaia do Alto.
O objetivo da operação foi reforçar a segurança nas vias públicas, fiscalizar o cumprimento das leis de trânsito e promover a conscientização entre os condutores. Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram), 33 autuações foram registradas durante a ação.
A maior parte das infrações foi motivada pela condução de veículos sem a devida habilitação — seja a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Permissão para Dirigir (PPD) ou a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) —, o que configura infração gravíssima. O uso do telefone celular ao volante também esteve entre as ocorrências mais comuns.
Durante a operação, o Detran SP realizou 931 testes do etilômetro (bafômetro), com um caso positivo para consumo de bebida alcoólica. Também foram registradas outras irregularidades, como motoristas dirigindo com categoria de habilitação incompatível, além de veículos sem licenciamento.
A Setram avaliou positivamente a ação e destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança e trânsito para coibir infrações e reforçar o caráter educativo das fiscalizações.
Fotos: Reprodução Prefeitura de Cotia